Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Veja como vai ser a nova ponte do Guaíba e a comparação com a atual *

Anúncio de construção da segunda estrutura foi feito na tarde de terça-feira pela presidente Dilma Rousseff

O anúncio da construção da segunda ponte sobre o Guaíba, feito pela presidente Dilma Rousseff na tarde de terça-feira durante visita a Porto Alegre, foi comemorado por autoridades gaúchas. Considerada vital para desatar o nó viário no Rio Grande do Sul, a estrutura será erguida com recursos exclusivamente públicos — estimados em R$ 900 milhões.

A nova passagem terá 1,9 quilômetro de extensão, em um complexo viário de oito quilômetros, com duas pistas de cada lado, que poderão ser ampliadas para três, acostamento e um vão de 36 metros de altura para garantir a navegabilidade. Veja abaixo o provável desenho da nova ponte:

A região da ponte e os acessos


A comparação

Ponte nova

— Extensão 1,9 km (em um complexo viário de 8 km)
— Pistas: duas em cada sentido, com uma terceira faixa de segurança e acostamento
— Vão navegável (distância entre a água e a ponte): 36m

Ponte Velha

— Inauguração: 1958
— Extensão: 1,94 km (em um complexo de 7,02 km)
— Pistas: duas em cada sentido, sem acostamentos
— Vão navegável (distância entre a água e o vão móvel elevado): 33,5m **


Fonte: Zero Hora, 14-12-2011. Notícias

NOTAS DO EDITOR

 * A nova ponte "do Guaíba" é, na verdade, a quinta ponte sobre o Delta do Jacui; ou, no caso, a segunda ponte sobre o braço leste do Rio Jacuí. O Rio Guaíba, embora alguns prefiram "Lago Guaíba", inicia mais abaixo, na altura da Usina do Gasômetro (o braço oeste do Rio Jacui passa em frente à Ilha da Pintada), conforme pode ser visto na matéria abaixo.

** A altura livre (tirante de ar) da ponte do vão móvel, com a estrutura erguida ou não, depende do nível do rio, por isso não faz sentido informar um determinado valor sem especificar as cotas da água (máximas e mínimas). No caso da ponte do vão móvel, na condição de vão aberto (içado), os tirantes de ar são: 35,40 metros (águas máximas) e 40,31 metros (águas mínimas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário