Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Marinha intensifica fiscalização durante Operação Verão

Fiscalizar embarcações, como também orientar a população sobre a importância da salvaguarda da vida humana no mar, é a proposta da Marinha do Brasil, representatada pelo Comando do 5º Distrito Naval, com a Operação Verão 2011/2012, iniciada dia 19 de dezembro no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Durante as ações, os militares fiscalizam, entre outras questões, o excesso de lotação das embarcações, disponibilidade de coletes salva-vidas e sinalização.

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) vem realizando ações de inspeções navais e de presença nas diversas localidades de balneabilidade e concentração de embarcações de esporte recreio nas regiões de praias e no interior do Estado. As mais frequentes são na região da praia do Cassino, Lagoa dos Patos e Molhes da Barra, em Rio Grande; na Praia do Mar Grosso (São José do Norte); Laranjal e Canal de São Gonçalo, em Pelotas, além de São Lourenço do Sul, Tapes e Arambaré.

Fiscalização tem como objeto as embarcações que navegam na costa sul
Foto: Divulgação/5.º Distrito Naval

Na região da Lagoa Mirim, estão ocorrendo fiscalizações em Santa Vitória do Palmar e Jaguarão, entre outras. Em Santa Catarina, a Operação Verão vem desenvolvendo ações diárias de conscientização, orientação e inspeção naval, nas áreas de maior concentração de embarcações da Ilha de Santa Catarina e arredores, notadamente na Baía Norte (Jurerê, Canasvieiras e Tinguá), Lagoa da Conceição e Baía Sul, bem como na ilha do Campeche e na praia da Guarda do Embaú.
Segundo o Comando do 5º Distrito Naval, as principais infrações notificadas são referentes à condução de embarcações por patrão não-habilitado ou sem registro do barco e tráfego em áreas reservadas aos banhistas, a menos de 200 metros da costa.

No Paraná, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realiza a Operação no Litoral do Estado. Diariamente, equipes de inspeção naval percorrem diferentes pontos das baías de Paranaguá e de Guaratuba, ilhas e demais acessos marítimos, com o propósito de fiscalizar embarcações e orientar navegadores quanto à segurança da navegação, com o cumprimento das normas vigentes. Até o dia 3 de janeiro, a CPPR inspecionou 437 embarcações, apreendeu outras seis e emitiu 52 notificações.

As aeronaves do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5) também estão atuando na salvaguarda da vida humana nas águas jurisdicionais do Comando do 5ºDN. O término da Operação Verão 2011/2012 da Marinha está previsto para 16 de março.

Orientações para navegação segura

Para uma navegação segura, a Marinha orienta que há cinco passos a seguir: (1) não conduzir uma embarcação se ingerir bebida alcoólica; (2) ser habilitado para navegar; (3) estar preparado - com equipamentos de segurança necessários instalados na embarcação, combustível suficiente e navegando só na área para a qual o barco é classificado; (4) consultar os boletins meteorológicos e (5) usar colete salva-vidas.

Fonte: Jornal Agora, 12-01-2012. Segurança

NOTA DO EDITOR

Na notícia acima, como é possível observar, não houve qualquer referência a operações de fiscalização da segurança do tráfego aquaviário no Rio Guaíba e no Delta do Jacui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário