Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Navio encalhado quebra em duas peças na Nova Zelândia

Casco da embarcação já estava rachado.
Cargueiro causou catástrofe ao vazar 350 toneladas de combustível.


O cargueiro Rena, que causou uma catástrofe ecológica ao encalhar no dia 5 de outubro perto do litoral norte da Nova Zelândia, quebrou em duas peças após tempestades durante a noite com ondas de até seis metros.

O casco do navio já estava rachado e, segundo autoridades marítimas, era "questão de tempo" que embarcação se partisse em dois pedaços.

Cargueiro quebrou em duas peças após tempestades (Foto: AP Photo/Maritime New Zealand)
Cargueiro quebrou em duas peças após tempestades 
(Foto: AP Photo/Maritime New Zealand)

O Rena continha cerca de 1.733 toneladas de combustível quando encalhou no recife de Astrolabe, a cerca de 12 quilômetros da cidade portuária de Tauranga, na Ilha do Norte.

Após o acidente 350 toneladas de combustível vazaram e a maré negra chegou ao litoral de Tauranga, causando a morte de pelo menos 1.946 aves. As autoridades acusaram o capitão do Rena e o segundo oficial, que supostamente causaram o acidente ao realizar uma manobra brusca para encurtar a rota.

Fonte: G1, Globo Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário