Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Os perigos do Rio Guaíba

As aparências enganam - o maior número de mortes por afogamento em 2010 ocorreu em águas interiores, nos rios e lagos (170), cerca de 8,6 vezes mais do que as fatalidades no mar (19).

No Rio Guaíba, um dos cursos d'água em que mais ocorrem afogamentos no RS, a área de maior perigo (buracos) se estende desde a Usina do Gasômetro até o Museu Iberê Camargo, na Ponta do Melo. O trecho mais perigoso está localizado em frente ao Parque da Harmonia, junto às canchas de vôlei, basquete e futebol de salão, conforme pode ser visto na imagem de satélite abaixo.


Em 2006, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria de Turismo, solicitou à SPH o levantamento hidrográfico da área onde será construída a futura Marina Pública da Capital. Essa área situa-se entre o Gasômetro e a foz do Arroio Dilúvio, conforme mostra a imagem de satélite (figura superior).

A batimetria que realizei à época, à frente da Divisão de Estudos e Projetos (DEP), unidade vinculada à Diretoria de Hidrovias da SPH, revelou a existência de grandes profundidades junto à praia. A dragagem de saneamento feita no passado, cujo aterro criou a área onde atualmente está o Parque da Harmonia, formou uma espécie de "cratera" muito próxima da praia, que é imprópria para banho (e muito perigosa para os que se aventuram n'água, porque esse buraco está muito próximo).

A figura abaixo, que resulta da modelagem numérica do terreno a partir de dados batimétricos que obtive durante a batimetria, mostra a configuração de fundo da área em três dimensões, e fornece uma imagem muito clara a respeito do perigo que a mesma representa para os banhistas. A área na cor rosa indica a área de pequenas profundidades, ao lado das canchas de vôlei, basquete e futebol de salão; a partir daí ocorre uma mudança abrupta do perfil de fundo (barranco).

Outras áreas perigosas


Fonte: DEP/SPH, Batimetria.

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