Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Trabalhadores morrem em terminal portuário de SC

Estivador morre e arrumador está soterrado em terminal portuário de SC

Álvaro da Silva Porto Júnior, estivador de Santa Catarina, entrou para trabalhar, no Terminal Portuário de Santa Catarina (Tesc), nesta quarta-feira (11), às 7 horas da manhã, no desembarque de soda em pó. A carga estava sendo movimentada para um caminhão por meio de um funil do próprio navio CS Caprice, que estava atracado no berço 301-B e estava pela agência Litoral. Por volta das 10h, a estrutura que segurava o funil desabou e caiu em cima do caminhão.

Álvaro da Silva Porto Júnior, de cerca de 40 anos de idade, não conseguiu escapar. Mais de 40 toneladas da carga vieram abaixo atingindo Álvaro, que morreu quando estava sendo colocado na ambulância.

Ismael de Oliveira Costa, 53 anos de idade, arrumador, também entrou no trabalho no Tesc às 7 horas, na mesma turma de Álvaro. Neste momento, às 11h51, ainda estava soterrado pela carga de soda. Ainda sem a informação se está com vida.

Essas primeiras informações foram passadas, por telefone, pela jornalista Vera Gasparetto para a redação do Portogente. A jornalista está conversando com os portuários, no local, que reclamam da falta de segurança no terminal.

Tesc

O Terminal Santa Catarina (Tesc) é arrendatário de um berço no porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte catarinense.


Morre segundo trabalhador no terminal de Santa Catarina

O arrumador Ismael de Oliveira Costa, de 53 anos de idade, foi retirado, às 13h desta quarta-feira (11), debaixo de muitas toneladas de soda em pó, sem vida. Ele e o estivador Álvaro da Silva Porto Júnior, que também morreu, estavam trabalhando na descarga de soda em pó do navio CS Caprice, no berço 301-B, no Terminal Portuário de Santa Catarina (Tesc), no Porto de São Francisco do Sul (Santa Catarina), quando a estrutura do funil do navio desabou em cima do caminhão que recebia a carga.

Portuários e familiares dos dois trabalhadores mortos estão revoltados e denunciam as péssimas condições de trabalho no terminal.

Nota oficial do Tesc sobre acidente que matou dois portuários

O Terminal Portuário de Santa Catarina (Tesc), arrendatária de dois berços no Porto de São Francisco do Sul, divulgou, no início da tarde desta quarta-feira (11), nota oficial sobre acidente no navio CS Caprice que matou o estivador Álvaro da Silva Porto Júnior e o arrumador Ismael de Oliveira Costa.

“Em relação ao acidente ocorrido hoje [11] às 9h50, ocasionando o falecimento de dois trabalhadores portuários, o Tesc (Terminal Portuário de Santa Catarina) informa que está tomando todas as providências necessárias no sentido de apoiar os familiares das vítimas e investigar as causas do ocorrido. Os técnicos e engenheiros do terminal estão mobilizados de forma a averiguar todos os detalhes da operação.

“Operações de descarga de granel ocorrem desde 2004 e fazem parte do cotidiano do Tesc, sendo que os trabalhadores portuários recebem os treinamentos específicos para realizá-los, assim como os equipamentos utilizados recebem as manutenções periódicas e necessárias para garantir a segurança dos procedimentos.

“Desde que o terminal entrou em operação nenhum acidente com óbito havia sido registrado e, desta forma, a empresa lamenta profundamente o ocorrido e reforça que continuará trabalhando no sentido de aprimorar a cada dia a segurança nas suas operações”.

Depreende-se pela nota oficial do Tesc que Álvaro da Silva Porto Júnior e Ismael de Oliveira Costa fizeram apenas uma coisa errada: ir trabalhar no terminal nesta quarta-feira (11).

Acidentes no trabalho não são e nunca serão “fatalidades”.

Fonte: PortoGente, 11-01-2012. Dia-a-Dia Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário