Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Travessia RG/SJN - Capitania diz que segunda balsa não entra em operação nesta terça

A empresa F. Andreis, responsável pelo transporte de veículos na travessia entre Rio Grande e São José do Norte, prometeu colocar uma segunda balsa no serviço a partir desta terça-feira, 10. E nesta segunda, 9, à tarde, a sócia administradora da firma, Carmenlis Bizzi, disse que essa é a intenção da empresa. Ela informou que entrará em operação a embarcação denominada Priscila, menor que a que está atuando e só para automóveis de passeio, e explicou que estava dependendo apenas de documentação da certificação e da Capitania.

Carmenlis falou que estava aguardando essa documentação. No entanto, a Capitania dos Portos afirmou que a balsa não está pronta para funcionar e portanto não ingressará no serviço nesta terça-feira.

Travessia RG/SJN - Veículos (Foto: SJN, Prefeitura Municipal)

O capitão dos portos, Sérgio Correia de Vasconcelos, disse que a empresa não apresentou a documentação necessária e só na manhã desta segunda-feira pediu vistoria na balsa. "Mesmo assim, fizemos a vistoria. Ela apresenta nove discrepâncias. Não está pronta para funcionar", afirmou. Segundo ele, uma das inconformidades é a existência de um vão atrás dos bancos do abrigo para passageiros, que deixa risco de crianças caírem na água. O abrigo não atende à Portaria nº 13, de 2011, da Capitania dos Portos.

"Apesar das várias reuniões que foram feitas desde fevereiro, a empresa ainda não apresentou a documentação obrigatória e nem o plano da embarcação", ressaltou. Vasconcelos salientou que a F. Andreis sabe, desde fevereiro do ano passado, o que precisa ser feito e a Capitania ainda se preocupou em chamar, na semana passada, o engenheiro responsável pela supervisão da obra de reforma da Priscila, para dirimir quaisquer dúvidas. "Não se pode aceitar que ela (balsa) entre em funcionamento com itens faltando. A Marinha só vai liberar quando ela estiver pronta. Falta pouco. Se houver empenho, ela fica pronta rapidamente".

Audiência pública

Nesta quarta-feira, 11, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) vai realizar, no auditório da Câmara de Comércio do Rio Grande, audiência pública para apresentar os cálculos da revisão das tarifas com vistas a garantir a operação da travessia com duas balsas. A realização desse encontro foi confirmada ontem pela Agergs.

Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br

Fonte: Jornal Agora, Travessia RG/SJN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário