Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Catamarã facilita o acesso de turistas nas praias de Guaíba

A cidade de Guaíba, localizada a 25 km da Capital gaúcha, tem em suas histórias e belezas naturais seus principais atrativos. Guaíba tem a tradição de proporcionar aos seus visitantes uma série de eventos, atividades culturais e de lazer, intensificadas no período mais movimentado do ano: o verão.

Com a retomada da travessia náutica entre Porto Alegre e Guaíba, o acesso de turistas à orla tornou-se mais fácil, e conforme a historiadora da Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura do município, Gislaine Costa da Silva, o número de turistas estrangeiros também aumentou, já que eles desembarcam em Porto Alegre e querem conhecer o que tem do outro lado do lago. "Mesmo a água não sendo balneável, é possível proporcionar ao turista conhecer os museus, prédios históricos, a beleza do calçadão da beira da orla, o parque da juventude e as praias da Florida e Alegria". Para realizar a travessia o investimento é de R$ 6 (durante a semana), e R$ 7 (nos finais de semana), valor válido até o dia 29 de fevereiro.


Atravessando para Guaíba, o acesso aos pontos turísticos é facilitado. É possível andar a pé por boa parte da orla ou utilizar os serviços de táxi e transporte público, que levam até as praias. No parque da juventude, local próximo a hidrovia do município, acontecem shows com artistas locais, há pistas de skate e patinação, quadras de vôlei e futevôlei, e, para aqueles que querem se refrescar sem entrar nas águas impróprias para banho, os chuveiros da Corsan estão espalhados por toda a extensão da praia.

O "Guaíba + Verão" atrai os veranistas com atividades culturais, que serão desenvolvidas até o dia 26 de fevereiro no parque da Juventude. Jogos de mesa, brinquedos infláveis, ginástica de praia, aula de street dance e verificação da pressão arterial são algumas das atividades proporcionadas. No dia 15 de fevereiro acontece a última atividade, um luau no parque, com inicio às 20h e show do Nova Virtude e convidados. Por conta destas peculiaridades, Guaíba caracteriza-se como um lugar ideal para quem busca um espaço tranquilo e belo para aproveitar a natureza em um espaço próximo à Capital do Estado.

Cipestre Farroupilha e Ilha Pedras Brancas

Outro ponto turístico que pode ser conhecidos em Guaíba é o Cipestre Farroupilha, uma árvore com mais de 300 anos e que, juntamente com a Casa de Gomes Jardim, compõe um dos cenários mais belos e significativos da história guaibense. Foi no entorno desses monumentos históricos que as principais lideranças farroupilhas planejaram a Revolução de 1835.

A Ilha Pedras Brancas, também conhecida como Ilha do Presídio, é uma estreita faixa de terra localizada no lago Guaíba, entre Porto Alegre e o município. A história da pequena ilha remonta a época da Revolução Farroupilha. Acredita-se que ela tenha servido de ponto de travessia para os rebeldes farroupilhas e também como ponto de observação aos imperiais. É possível conhecer a ilha a partir de um passeio náutico, que sai diariamente da hidrovia de Guaíba.

Texto: Daiane Roldão
Foto: Camila Domingues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Fonte: Portal do Estado do RS, http://www.estado.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário