Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Governo Federal participará da gestão das hidrovias do RS

Governo do Estado e DNIT firmam convênio para modernização hidroviária

O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, e o diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Adão Proença, oficializaram, nesta quinta-feira (16), um termo de cooperação de gestão compartilhada entre União e Estado para a modernização do sistema hidroviário no RS. Nesta etapa inicial, o Governo Federal investirá R$12 milhões na recuperação do parque de dragagem da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).

Acompanhado pelo titular da SPH, Pedro Obelar, Beto ressaltou a importância do convênio para melhorias nas condições operacionais da hidrovia, tanto no aspecto da segurança quanto, na questão econômica e turística da malha navegável no Estado. Ele anunciou também que a União investirá no projeto de balizamento e sinalização noturnos, o qual oferecerá maior segurança e operacionalidade à navegação. "A partir desta gestão compartilhada e única, vamos otimizar os recursos, racionalizar projetos e tornar nossas hidrovias mais competitivas", disse Beto Albuquerque. O secretário garantiu, ainda, que até o final de 2013 todo maquinário será recuperado e estará em funcionamento no Estado.

Hidrovias Gaúchas - União e Estado do RS firmam termo de cooperação 
Foto: Eduardo Seide/Palácio Piratini

Para Obelar, a parceria vai além da recuperação de maquinário e de dragagem dos canais navegáveis gaúchos. "O RS detém um potencial hidroviário diferenciado e desejado por outros estados. O que fizemos aqui hoje foi dar o primeiro passo para que nossas hidrovias ofereçam melhores condições navegação, especialmente no que diz respeito ao escoamento da nossa produção", disse. O titular da SPH avaliou que mais do que recuperar os equipamentos da Superintendência, o convênio firmado vai garantir uma gestão conjunta dos recursos técnicos da autarquia, beneficiando o Estado como um todo.

O diretor de Infraestrutura do DNIT, Adão Proença, defendeu a parceria entre os governos para melhor aproveitamento dos recursos federais. "Utilizem os programas federais para outros investimentos no Estado. O Governo Federal têm disponibilidade financeira para atuar em diversas áreas", garantiu.

Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Fonte: Portal do Estado do RS, http://www.estado.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário