Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ministro dos Portos confirma projetos para o porto do Rio Grande

O ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Leônidas Cristino, esteve em Rio Grande nesta terça-feira. Ele chegou ao Município às 10h40min e em seguida, acompanhado do superintendente do Porto rio-grandino, Dirceu Lopes, foi até a Prefeitura para uma visita ao prefeito Fábio Branco. Depois, almoçou na Superintendência do Porto (SUPRG) e no início da tarde foi conhecer, a pé, o cais do Porto Novo. Posteriormente, a bordo de uma lancha da Praticagem conferiu a área portuária e conheceu a ampliação dos Molhes da Barra. Antes de seguir para Brasília, o ministro ainda sobrevoou o estuário da Lagoa dos Patos.

Leônidas Cristino (de capacete branco) observa área da Ilha do Terrapleno, 
onde há projeto para expansão do porto. Foto: Leandro Carvalho, Especial JA

Durante a visita, o ministro disse que o porto do Rio Grande é estratégico para o Brasil e por isso tem recebido grandes investimentos. Também destacou o fato de a movimentação do porto rio-grandino ter crescido 9,99% em 2011. Em entrevista, Cristino informou que a obra de recuperação do Molhe Leste (localizado do lado de São José do Norte), em uma parte submersa, será iniciada "o mais rápido possível". Para este serviço, estão assegurados R$ 80 milhões no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A licitação deve ser feita em fevereiro. Questionado sobre a posição do porto gaúcho no País em importância, disse ser o quarto.

O ministro confirmou ainda o início da obra de modernização de 1.125 metros do cais do Porto Novo para este ano. Segundo ele, é uma obra que contribuirá para o aumento da movimentação de cargas no porto. Cristino afirmou que o governo federal tem programas de investimentos em todos os portos, de acordo com o crescimento de cada um. "O importante é que todos vão crescer. O Brasil continua crescendo economicamente e o sistema portuário é importante. Vamos investir nos portos e aperfeiçoar o modelo de gestão portuária", observou, acrescentando que os governos estadual e municipal e a iniciativa privada também devem fazer sua parte.

Sobre o projeto de expansão do porto rio-grandino, que inclui a utilização da Ilha do Terrapleno, Cristino disse conhecer superficialmente, mas que quem tem projeto tem possibilidades muito grandes de investimentos. Porém, as análises é que vão dizer quais os que serão executados. Com relação à intenção da SUPRG de, na expansão portuária, ter um terminal na Ilha do Terrapleno específico para transatlânticos, falou que há projetos de investimentos em terminais de passageiros em outros portos, visando à Copa do Mundo. No caso do Rio Grande, "é preciso ver e analisar o projeto", salientou. Ontem o ministro recebeu de Dirceu Lopes um pré-projeto conceitual desta proposta.

Quanto aos rumores de que a SEP será extinta, o ministro disse que quem decide sobre isso é a presidente Dilma Rousseff. O que ele pode afirmar, segundo ele, é que a disposição do governo federal é de ampliar e melhorar a estrutura portuária.

Feira do Polo Naval

Durante o encontro com o prefeito Fábio Branco, Leônidas Cristino recebeu convite para voltar a Rio Grande para participar como palestrante na abertura da 1ª Feira do Polo Naval, que ocorrerá de 20 a 23 de março deste ano.

Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande. Visita

Nenhum comentário:

Postar um comentário