Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Molhes da Barra de Rio Grande terão qualificação

A ideia é realizar o processo de qualificação dos molhes em conjunto com os vagoneteiros e a ONG Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema). O trabalho deve ser de sustentabilidade ambiental, sócio-econômico e turístico.

Molhes da Barra de Rio Grande terão qualificação 
ambiental, sócio-econômica e turística

Após a obra de ampliação dos Molhes da Barra, realizada pelo Governo Federal, o Porto do Rio Grande ficou responsável pelo cuidado da estrutura dos molhes, considerado um dos mais importantes pontos turísticos do Litoral Sul, por suas belezas naturais, espécies marinhas e grandiosidade. O Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, diz que o espaço dos molhes sempre foi uma atração turística não planejada, e que agora deverá ser qualificado e receber um memorial.

"Os molhes são um espaço de visitação pública que as pessoas faziam de forma voluntária. A ideia agora é realizar o processo de qualificação dos molhes, em conjunto com os vagoneteiros e a ONG Núcleo de Estudos Ambientais (Nema)", ressalta ele. O trabalho deve ser de sustentabilidade ambiental, sócio-econômico e turístico, que resgate a história da construção dos molhes da barra, contada através de fotos e textos que remontam desde a concepção até a construção efetiva nos dias de hoje. "A idéia é utilizar o local do antigo farol para a construção deste memorial", afirma Dirceu.

Segurança e orientação

Conforme ele, o projeto busca zelar pela segurança dos visitantes, por isso haverá um processo de orientação dos passeios, entrega de folders com instruções, e informações serão distribuídas permanentemente, chamando a atenção de quem usa este bem para os aspectos de educação ambiental e segurança. O desenvolvimento do projeto deverá ser discutido com todos os envolvidos, para que este seja um espaço de visitação e conhecimento público das belezas de todo conjunto dos Molhes Leste e Oeste.

Os vagoneteiros, responsáveis pelo passeio, serão de extrema importância para a realização plena do projeto. "Todos deverão participar, seja no processo de capacitação, na questão do aprendizado de outras línguas, atendimento à população, melhorias nas vagonetas, que são seu instrumento de trabalho, e nas condições para que permaneçam fazendo seu trabalho. Eles são fundamentais para que o processo tenha êxito", concluiu o Superintendente do Porto.

Grupo de Trabalho

A SUPRG já criou o Grupo de Trabalho do Plano Turístico dos Molhes da Barra, que inclui setores como engenharia, arquitetura, meio ambiente, jurídico e comunicação. As reuniões estão ocorrendo semanalmente para dar andamento nos trabalhos. O projeto é divido em três etapas em curto, médio e longo prazo, sendo que a primeira fase é considerada emergencial e as atividades serão realizadas ainda neste veraneio. A SUPRG já realizou uma reunião com os vagoneteiros, quando mais de cinquenta estiveram presentes e colocaram suas reivindicações e sugestões.

Assessoria de Imprensa Palácio Piratini
Assessoria de Comunicação da SUPRG

Fonte: Superintendência do Porto de Rio Grande, SUPRG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário