Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Porto de Rio Grande - Laboratório de geotecnologia será implantado no porto

A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) assinaram, nesta quarta, um termo de cooperação para a instalação de um Laboratório de Geotecnologia (Geotec) e Sistemas Cadastrais no Porto do Rio Grande. O laboratório funcionará em uma sala cedida pela SUPRG, que está pronta, faltando apenas a instalação definitiva do laboratório. O projeto envolve pesquisas sobre as estruturas do porto e a modelagem tridimensional dessas. De acordo com o coordenador do plano, professor Glauber Acunha Gonçalves, o do Rio Grande será o primeiro porto do País a ter essas estruturas modeladas disponíveis em rede pública.

A expectativa, segundo Gonçalves, é que o porto rio-grandino se torne referência na qualificação de informação territorial no Brasil. O objetivo é que os dados sejam disponibilizados não apenas para os funcionários do porto, mas para qualquer usuário de serviços de pesquisa gratuitos como o Google Earth. Os trabalhos já iniciaram e os pesquisadores esperam concluir até dezembro de 2012 a modelagem geodésica tridimensional de 100% da área do porto. Gonçalves acredita que esse inventário inicial, como ferramenta de gestão, vai permitir concretizar outros interesses da SUPRG.

Termo de cooperação foi assinado durante encontro na sede da SUPRG
(Foto: Deyver Dias)

O Geotec integra as ações do projeto Transáqua, coordenado pela professora Elisa Fernandes, do Laboratório de Oceanografia Costeira da Furg. O Transáqua atua na gestão e segurança de navegação e do transporte aquaviário, envolvendo, além da Furg, as Universidades Federais do Ceará (UFC), de Pernambuco (UFPE) e de Itajubá (Unifei) e a Universidade de Munique - Alemanha, com financiamento da Finep.

"Queremos que esse laboratório se torne um instrumento de planejamento e política pública", observou o superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes. Ele lembrou que a SUPRG já é assessorada pela Furg na questão ambiental e que a parceria com a universidade é muito importante para o crescimento do porto. Destacou ainda que o porto e a Furg são importantes para o desenvolvimento sustentável da região. Durante o encontro para assinatura do termo de cooperação, Lopes falou que a SUPRG tem intenção de promover um Prêmio de Inovação Tecnológica Portuária para professores e estudantes.

O reitor da Furg, João Carlos Cousin, ressaltou que a parceria representa a integração entre ensino, pesquisa e inovação. “O Porto tem uma infinidade de demandas. Seremos sempre parceiros nas solicitações”, reforçou Cousin sobre o papel da universidade no desenvolvimento da cidade e região.

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande. Geotec

Nenhum comentário:

Postar um comentário