Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Rio dos Sinos - Começa elaboração do Plano de Bacia

Até março de 2013, soluções definitivas deverão ser apresentadas aos problemas de abastecimento de água no Vale do Sinos. É o prazo que saiu da primeira reunião do ano, na semana passada, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos).

Segundo o presidente Silvio Klein, a elaboração do Plano de Bacia, que deveria estar pronto em janeiro, começará em março, com a liberação de R$ 400 mil do governo gaúcho para Mobilização Social. Klein explica que a ação prevê folders, material de mídia e banners apresentando as atividades para o Sinos. "Nenhum Plano de Bacia pode ser legitimado sem o conhecimento e o entendimento da comunidade", afirmou. O Pró-Sinos publicou estudo sobre a bacia no www.consorcioprosinos.com.br em 2011. Foi calculada a necessidade de R$ 3 bilhões em 20 anos. Mas, embora esteja na rede, o documento não é válido por não ter sido divulgado em outros meios.

O planejamento deverá apresentar soluções definitivas  
para os problemas de abastecimento no Vale do Sinos
Foto: felipe de oliveira/Especial/CP

A discussão do encontro concentrou-se nos acordos entre operadoras de abastecimento público e produtores de arroz que usam água do manancial para irrigação. Foram propostas a construção de uma barragem e a captação do rio Caí por meio de adutora. "Os comitês são fundamentais para a elaboração do Plano Estadual de Irrigação, por meio de estudos técnicos e participação da sociedade civil", disse o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato.

Reunião avalia cortes

- O diretor-geral do Semae de São Leopoldo, Luiz Antonio Castro, se reúne hoje com o prefeito Ary Vanazzi para discutir a possível retomada do racionamento. A reunião seria ontem, mas foi adiada. Como o rio está em 1,8 metro e há previsão de chuva, Castro antecipa que a chance de retomar os cortes é pequena.

Fonte: Correio do Povo, Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário