Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Arroio Grande - Construção de ponte* sobre canal São Gonçalo é tema de audiência

Rota alternativa permitirá escoamento mais rápido de
 produtos de municípios da Zona Sul (Foto: Divulgação)

Será realizada nesta quarta-feira (14), em Arroio Grande, uma audiência pública para discutir junto ao governo do Estado e lideranças da região Sul a construção da ponte sobre o canal São Gonçalo, no distrito de Santa Isabel.

O evento é promovido pela prefeitura juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado, através da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e ocorrerá no Centro de Cultura Basílio Conceição, a partir das 14h. Prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) confirmaram presença no evento, além de representantes dos mais variados segmentos da região.

A construção da ponte permitirá escoamento num trajeto mais curto de produtos destes municípios e do próprio Mercosul ao Porto de Rio Grande.

Para o prefeito de Arroio Grande, Jorge Cardozo (PDT), outro benefício desta rota alternativa é o problema originado pelos fatores climáticos. As constantes interrupções no tráfego da BR-116, por queda de pontes ou destruição da pista, isolando os municípios, causando muitos transtornos e prejuízos deixariam de acontecer com a nova rota. O encontro é aberto ao público em geral.

Fonte: Diário Popular, Pelotas. Audiência Pública

* NOTA DO EDITOR

Em primeiro lugar deve ser esclarecido que a audiência pública vai tratar da travessia hidroviária de veículos (balsa), e não propriamente da proposta de construção de ponte no local que, nesse caso, demandaria a existência de estudo de viabilidade econômica que justificasse gastos públicos com a execução de uma obra desse porte. A Prefeitura de Arroio Grande, no entanto, veicula a ideia de que o assunto da audiência seria a ponte rodoviária. Veja aqui a notícia da Prefeitura de Arroio Grande, e também examine no site da SPH a notícia com a verdadeira pauta da reunião. 

Na hipótese da ponte, qual a gabarito - tirante de ar (altura útil à navegação) e vão horizontal, a ser utilizado na pretendida ponte? A Superintendência de Portos e Hidrovias está sendo consultada a respeito desse assunto? Qualquer decisão precipitada, em atendimento aos interesses econômicos rodoviaristas, inviabilizará o projeto Hidrovia Brasil-Uruguai, impossibilitando a navegação no Canal São Gonçalo. Entendo que o gabarito, com as dimensões mínimas do tirante de ar e vão de navegação, a ser observado na construção da nova ponte, deverá ser contemplar, no mínimo, aos valores observados nas atuais pontes sobre o Canal São Gonçalo em Pelotas.

 
Pontes sobre o Canal São Gonçalo (Pelotas)

Essas pontes apresentam as características geométricas mostradas na tabela abaixo, mas é importante fazer as seguintes observações: (1) O tirante de ar a ser considerado, em águas mínimas, é o da ponte nova (21,35 m); (2) A largura de vão central a ser levada em conta é a da ponte ferroviária (39,00 m). 

 

Sobre o assunto, ver matéria publicada aqui no blog Canal São Gonçalo - Altura Livre das Pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário