Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 13 de março de 2012

Leilão de navios vai liberar o Cais Mauá

Já há grupos estrangeiros interessados. Venda ocorre no dia 30

Os dois navios paraguaios que estão atracados no Cais Mauá, em Porto Alegre, não terão dificuldade em ser leiloados. A declaração foi feita pelo superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Pedro Homero Flores Obelar. O edital do leilão foi aberto na semana passada e há grupos estrangeiros interessados em adquiri-los.

Embarcações paraguaias estão no local desde 1997 
Crédito: Bruno Alencastro

Os navios Mariscal José Feliz Estigarríbia e General Bernardino Caballero vão a leilão no dia 30, às 11h. As duas embarcações estão no Cais desde 1997, quando foram apreendidas pela Marinha do Brasil. O motivo foi a falta de segurança para a navegação. Segundo o superintendente, o leilão tem importância que vai além da questão financeira. Um dos benefícios será a liberação da área, que integra o projeto de revitalização do Cais Mauá.

Obelar explicou que basicamente existem dois perfis de compradores, nesse caso. Um que irá desmembrar a embarcação e revendê-la como sucata, e outro que irá fazer adaptações para outras destinações. A comercialização dos navios também elimina os riscos de dano ambiental. "Essa é outra preocupação. Quem vencer o leilão terá a responsabilidade de retirá-los do Cais", lembrou.

Os navios pertenciam ao governo do Paraguai e foram repassados à superintendência em junho. Apenas em dívidas portuárias, somam R$ 5 milhões. Obelar reconhece que será impossível chegar a esse valor.

Fonte: Correio do Povo, 13-03-2012. Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário