Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Navio cargueiro encalha em Itapuã

O navio cargueiro Pomorze, que vinha de Rio Grande para Porto Alegre, encalhou no Canal do Junco, próximo a Itapuã, na entrada da Lagoa dos Patos. De bandeira das Bahamas, a embarcação de 189,97 metros de comprimento e 28,50 metros de largura saiu do Porto de Rio Grande no último dia 13, com uma carga de 11 mil toneladas, sendo 8 mil toneladas de nitrato de amônia e 3 mil toneladas de ureia. Os insumos se destinavam a clientes de Porto Alegre.

Embarcação não atrapalha a navegação, diz Capitania dos Portos
Crédito: MARINETRAFIC.COM/ESPECIAL/CP

De acordo com a Capitania dos Portos, a embarcação não havia atrapalhado a navegação na área, ontem, pois encalhou fora da linha do canal. O Pomorze, segundo pescadores, teria cruzado por outro cargueiro, o Santa Inês, quando ocorreu o encalhe.

Fonte: Correio do Povo, 16-03-2012. Geral

NOTA DO EDITOR

A Lei de Modernização dos Portos (Lei Federal 8.630/93, artigo 33, § 5.º, inciso I, letra d) determina que o porte máximo das embarcações deve ser estabelecida pela administração do porto (SPH), sob a coordenação da autoridade marítima (Marinha). Passados mais de 18 anos, nada foi feito a respeito, apesar do tráfego irregular de navios de longo curso, cujas dimensões excedem os valores máximos permitidos pelo gabarito das hidrovias interiores (ver matérias relacionadas ao assunto nos links abaixo). O novo encalhe mostra que o assunto está sendo "empurrado com a barriga", provavelmente em razão de interesses econômicos, e isso ocorre com prejuízo à segurança da navegação.

Um comentário:

  1. O QUE DIZER!!!!!E LAMENTÁVEL SITUAÇÃO!!!QUÉM ARCA COM OS PREJUÍSOS?E AINDA QUEREM COPA DO MUNDO!!!!

    ResponderExcluir