Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

domingo, 18 de março de 2012

Porto de Rio Grande - Quase pronta reforma no antigo cais

Obras revitalizam o Rincão da Cebola, às margens da Lagoa dos Patos
Crédito: Valério Cabral/Especial/CP

Entraram na fase final as obras de revitalização do cais Oeste do Porto Velho, conhecido como Rincão da Cebola, às margens da Lagoa dos Patos, em Rio Grande. Todas as etapas de infraestrutura, o que inclui sistema de drenagem, instalações hidráulicas e implantação de dutos para rede elétrica, estão concluídas. Além disso, segundo o secretário de Coordenação e Planejamento, Paulo Renato Cuchiara, cerca de 90% dos pisos já foram colocados pela empresa que executa a obra. A construção da guarita de segurança e a fixação das estacas para a rampa de acesso e o ancoradouro de ingresso à Lagoa dos Patos também estão finalizadas.

Segundo Cuchiara, falta a colocação dos equipamentos urbanos para a área, incluindo postes, bancos, sinalização e lixeiras, além da implantação do paisagismo. Ele diz que o projeto de revitalização do Rincão da Cebola integra um empreendimento maior, que abrange a recuperação de todo o entorno do Porto Velho. O governo estadual, por meio da Superintendência do Porto do Rio Grande, está concluindo a recuperação do antigo cais.

O montante liberado para a primeira etapa da obra, cerca de R$ 1,5 milhão, é referente a duas emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União. Para a conclusão das fases restantes, a prefeitura busca a viabilização de recursos. O projeto original prevê ainda a construção de um restaurante panorâmico.

Fonte: Correio do Povo, 18-03-2012. Cidades

2 comentários:

  1. Salve Hermes!
    Tento contactá-lo via email desde o dia 3 de março e não estou obtendo sucesso. Se fará presente na feira do pólo naval em RG esta semana? Abraço. João Luís Cunha.

    ResponderExcluir
  2. Não vou estar presente,João Luís. Mas o presidente do meu sindicato, Eng. José Luíz Azambuja, estará presente ao evento. Meu e-mail continua o mesmo (hermesvargassantos@gmail.com). Abraços.

    ResponderExcluir