Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Rio Grande - 1.ª Feira do Polo Naval discute a indústria naval oceânica da região

Teve início na tarde desta terça-feira, 20, no Centro Integrado de Desenvolvimento e Estudos Costeiros (Cidec-Sul) da Furg, a 1ª Feira do Polo Naval – Indústria Oceânica, Offshore, Portos, Logística e Transportes. Os debates que se estenderão até o dia 23 de março irão tratar sobre os assuntos referentes à indústria naval brasileira.

São 15 mil metros quadrados de área para as atividades e 200 estandes com expositores de diversos segmentos. Além das empresas chave para o desenvolvimento do Polo Naval, fazem parte deste evento os sistemistas que aproveitam esta oportunidade como forma de apresentação a um mercado comprador. Dentro do complexo da Feira do Polo Naval estão acontecendo simultaneamente o 9° Congresso Internacional Navegar, o Navtec 2012, a 5ª Rodada de Negócios Sebrae, 2º Seminário de Direito, Desenvolvimento Portuário e Construção Naval do Rio Grande e o Navtec – Conferência Internacional em Tecnologias Naval Offshore: Ciência e Inovação.

 
Feira teve início na tarde desta terça-feira, 20. 
Foto: Deyver Dias

O evento, que começou nesta manhã com a chegada da comitiva ministerial no aeroporto do Rio Grande, teve prosseguimento em um almoço na Câmara de Comércio, onde foi oferecido o troféu “Porto Fiel” aos maiores clientes do Sistema Portuário Gaúcho na última década. Na parte da tarde, a comitiva que acompanhava o ministro dos transportes Paulo Sérgio Passos chegou ao Cidec, conheceu a feira, passou pela Rodada de Negócios do Sebrae e depois se dirigiu ao Congresso Navegar onde o ministro seria um dos palestrantes do dia.

Durante a tarde, ocorreu o painel “Polo Naval: uma visão mutimodal” no qual palestraram Jorge Gerdau Johanpetter, Beto Albuquerque, Mario Lima Junior (representando o ministro de Portos) e Paulo Sérgio Oliveira Passos. Na oportunidade, o representante da Secretaria de Portos pode apresentar o que estava sendo feito nos portos brasileiros dando destaque aos investimentos no Porto do Rio Grande como a implantação do Sistema Porto sem Papel que deve ocorrer até meados de 2013, os projetos da Ilha do Terrapleno e da contratação do sistema VTMIS.

Durante todo o dia aconteceram cerca de 700 reuniões nas Rodadas de Negócio do Sebrae. Foram 30 empresas compradoras e 280 que puderam apresentar seus produtos e serviços à venda. Segundo o gerente de indústrias do Sebrae, Jakson Luz, o objetivo destas rodadas é aproximar as empresas dos compradores. "Sem a ajuda do Sebrae muitas empresas pequenas não conseguiriam o contato com grandes compradores", afirmou. Durante a noite, ocorreu a cerimônia oficial de abertura com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.

Por André Zenobini

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande. Inauguração

Nenhum comentário:

Postar um comentário