Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Esantar recebe material vindo da Antártica

Navios Almirante Maximiano (foto) e Ary Rongel 
chegam hoje ao porto. (Foto: Arquivo JA)

Os dois navios que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar) chegam nesta terça-feira ao Porto do Rio Grande. As embarcações vão descarregar o material utilizado no encerramento da 30ª Operação Antártica (Operantar) e também no começo da recuperação da Estação Brasileira Comandante Ferraz (EACF), que sofreu incêndio de grandes proporções em fevereiro. 

O “Ary Rongel” e o “Almirante Maximiano” trazem a bordo, para serem armazenados na Estação de Apoio Antártico (Esantar da Furg), geradores, motos de neve, equipamentos de alpinismo, tratores, caixas de mantimentos vazias, botijões de gás e o lixo produzido na Estação Brasileira Comandante Ferraz. Durante dois dias, será feito o descarregamento dos navios, que seguirão após para o Rio de Janeiro, encerrando a etapa de bordo da 30ª Operantar. 

O diretor da Esantar, Gonzalo Velasco, explica que os navios atracarão no cais do Porto Novo nas primeiras horas da manhã. Para a operação de recebimento e descarregamento dos navios, será utilizada uma equipe de 15 pessoas da Furg, além de cinco carretas contratadas com motoristas, 20 marinheiros e 10 estivadores contratados para atuar no descarregamento das carretas junto à Esantar, no Campus Carreiros. Cada carreta deverá fazer pelo menos duas viagens entre o porto e a Universidade.

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande. Programa Antártico

Nenhum comentário:

Postar um comentário