Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 7 de abril de 2012

Rincão da Cebola/Rio Grande - Primeira etapa da revitalização está em fase final

Cerca de 90% da pavimentação nos passeios públicos foi concluída
Foto: Fabio Dutra

As obras da primeira etapa da revitalização do setor oeste do Porto Velho, conhecido como Rincão da Cebola, às margens do estuário da Lagoa dos Patos, entraram em fase final. A informação é do secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Paulo Renato Cuchiara. Segundo ele, a previsão agora é de que elas sejam terminadas no final deste mês. Esse serviço foi iniciado em julho de 2010, com previsão de término em seis meses.

De acordo com o secretário, todos os serviços de infraestrutura desta etapa, o que inclui sistema de drenagem, instalações hidráulicas e a colocação de dutos para rede elétrica, já estão concluídas. Além disso, cerca de 90% da pavimentação nos passeios públicos, ciclovia e áreas de estacionamento, já foram realizados pela empresa responsável pela execução das obras. A construção da guarita de segurança e a fixação das estacas para a rampa e o ancoradouro de acesso à Lagoa dos Patos para os barcos, também estão finalizadas.

Estacas para rampa e ancoradouro já estão fixadas
Foto: Fabio Dutra

Falta agora a instalação da rampa e do ancoradouro, mais a colocação dos equipamentos urbanos para a área, incluindo postes, bancos, sinalização e lixeiras. E ainda a implantação do sistema de paisagismo. O ancoradouro deve ficar pronto nesta primeira etapa da revitalização, que abrange dois quarteirões da avenida Francisco Campello, entre as ruas Paranaguá e 24 de Maio. Já a rampa será difícil, pois depende de dragagem porque o local está assoreado. O desassoreamento é de competência da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG) que está fazendo os procedimentos para obtenção da necessária licença ambiental para execução da dragagem.

Cuchiara lembra que o projeto de revitalização do Rincão da Cebola faz parte de um empreendimento ainda maior, que abrange a recuperação de todo o entorno do Porto Velho do Rio Grande, desde a rua Almirante Barroso até a Central de Hortigranjeiros. O montante liberado para a primeira etapa, cerca de R$ 1,5 milhão, é referente a duas emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União.

Guarita de segurança já está pronta
Foto: Fabio Dutra

Para a execução das etapas restantes, o Executivo Municipal está buscando a viabilização de recursos financeiros junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expectativa é conquistar a verba necessária até o final deste ano. Só para a revitalização do espaço entre as ruas 24 de Maio e General Neto, serão necessários quase R$ 6 milhões.

Conforme a Prefeitura, quando for concluído, o empreendimento deverá transformar totalmente essa área privilegiada do centro da cidade, fazendo com que se torne o mais novo cartão-postal do Rio Grande. O projeto original contempla ainda a construção de um restaurante panorâmico, após a revitalização.

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande. Rincão da Cebola

Nenhum comentário:

Postar um comentário