Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Santa Maria, Camaquã e Tapes disputam montadora chinesa

Autoridades e chineses, durante encontro na ACIC - Camaquã

A intenção dos chineses é instalar no Brasil uma montadora de caminhões leves, com peças importadas da China, e, no futuro, fabricar boa parte dos veículos no Brasil. As negociações com os chineses começaram no ano passado (maio), ocasião em que a comitiva gaúcha esteve na China. Nessas tratativas preliminares, o governo gaúcho indicou as cidades de Santa Maria (terra do governador) e Camaquã como prováveis sedes do investimento chinês, mas os catarinenses também se habilitaram para receber a montadora. 

Ontem (16) surgiu mais um pretendente, o município de Tapes, que reforçaria a indicação de Camaquã por conta de uma possibilidade remota - a eventual construção de um terminal portuário interior.


A escolha do local em termos de logística (viabilidade técnica e econômica, custos), supondo que os catarinenses estejam fora do páreo, dependerá da distancia rodoviária desde a futura fábrica até o porto de Rio Grande, e isso provavelmente beneficiaria o município de Camaquã devido à infraestrutura, distancias da RMPA (peças/conteúdo local) e do porto de Rio Grande (porto de embarque/exportação e desembarque/importação de peças), e potencial de capacitação técnica (IFSul).

No entanto, aspectos políticos devem ser considerados e, nesse sentido, o município de Santa Maria também pode ser uma forte opção. O anúncio do local escolhido está previsto para hoje à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário