Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Estiagem - Rio dos Sinos recebe socorro do Rio Caí através da transposição de água

Rio atingiu o menor nível em quatro anos

Neste final de semana, o Rio dos Sinos apresentou 0,61 metros,
medida considerada muito baixa para o mês de maio. 

Foto: Stephany Sander/Especial/CP

Mesmo com dificuldades na captação, autoridades descartam racionamento.

Com a falta de volume considerável de chuva nas últimas três semanas, a situação do Rio dos Sinos é crítica. Neste final de semana, o manancial apresentou, em São Leopoldo, o menor nível dos últimos quatro anos para o mês de maio, 61 centímetros (cm).

Rio dos Sinos - Cotas Médias Mensais (1974/2005)

Segundo o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae), Anderson Etter, as dificuldades na captação de água já começaram. "O nível tem baixado 10 cm por dia. Além de prejudicar o trabalho das bombas, aumenta o risco de mortandade de peixes." Mesmo com medição abaixo do normal, nos municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo, as autoridades descartam o racionamento, já que há chuva prevista para esta quarta-feira.

O diretor-geral da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Mozar Dietrich, explica que, enquanto o patamar estiver em até 50 cm, não é necessário racionar. Ontem, a medição foi de 67 cm no ponto de captação da Comusa. Com a falta de precipitação, a solução encontrada para manter a estabilidade do Sinos foi a transposição diária de água do rio Caí, por meio das barragens de Canela, Três Coroas e São Francisco de Paula.

Rio dos Sinos - Cotas Médias Diárias (1974/2005)

Além do Sinos, o baixo nível do rio Gravataí também preocupa. De acordo com Sérgio Sampaio, diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, a profundidade de apenas 1,52 metro é alarmante para essa época do ano, quando o manancial deveria estar com, no mínimo, 2 metros. A única alternativa é aguardar a chuva que está prevista para essa semana. Além disso, Sampaio explica que a campanha Amigos do Rio, lançada em dezembro, continua orientando os moradores para o consumo consciente de água.

Segundo Alexandre Aguiar, da MetSul Meteorologia, uma frente fria avança para o Rio Grande do Sul trazendo chuva nesta terça-feira para as regiões Sul e Oeste do Estado. Na quarta-feira, a nebulosidade aumenta na região Metropolitana, ocasionando precipitação no final do dia. Para quinta, a previsão é de chuva forte em pontos isolados.

* Tabela e Gráfico do blog "Hidrovias Interiores - RS"

Fonte: Correio do Povo, Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário