Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

domingo, 20 de maio de 2012

Rio Jacuí - Escassez atinge Vale do Rio Pardo

Eclusa de Dom Marco, no Rio Jacui, em águas médias.
Foto: www.brasiliaguaiba.com.br

A escassez de chuvas nos últimos sete meses no RS mostra os reflexos no cenário ao longo de diversos rios e arroios na Região do Vale do Rio Pardo. Em Santa Cruz do Sul, acostumados a enfrentar enchentes todos os anos, os moradores do bairro Várzea agora acompanham o baixo nível das águas do rio Pardinho. A situação deixa a Defesa Civil do município em alerta.

No Balneário Porto Ferreira, rio Jacuí baixa de forma gradativa 
 Crédito: DERLI BOHRER/ESPECIAL/CP

Na Praia dos Folgados, ponto localizado abaixo da barragem que capta água para o Lago Dourado, o nível do rio nos últimos dias apontou só 25 centímetros, enquanto o normal é 1,5 metro. Nas proximidades da ponte sobre a ERS 409, que liga Vera Cruz a Santa Cruz do Sul, o rio está ainda mais baixo e onde passava água se pode ver as pedras e os bancos de areia. A Defesa Civil local realiza, desde o início da semana, o monitoramento do nível do rio Pardinho. "Se não voltar a chover nos próximos dias, vamos ter problemas sérios no abastecimento", diz o coordenador José Osmar Ipê da Silva. 

Plano Diretor de Navegação Interior do RS - PDNI/RS
Imagem: www.popa.com.br

Depois de o rio Jacuí atingir queda histórica no nível no dia 10 de maio, com 4,5 metros na jusante da Barragem do Anel de Dom Marco, o volume das águas aumentou nos últimos dias, depois das chuvas do fim de semana em algumas regiões do Estado. Nos últimos dias, a medição aumentou para 5,1 metros no complexo existente no interior de Rio Pardo, mas ainda bastante abaixo dos 7 metros normais no local. Desde novembro, o nível das águas não ultrapassa os 5 metros. Além de mudar a paisagem, com o aparecimento de pedras, bancos de areia e galhos, a estiagem permitiu fazer a travessia do rio a pé, há uma semana, em alguns pontos nas proximidades da Praia dos Ingazeiros, em Rio Pardo. Pela primeira vez na história recente, os moradores podem enxergar algumas pedras no meio do rio, antes encobertas pela água. Na região de Salto do Jacuí, os alagues das barragens do Sistema Jacuí de geração de energia elétrica estão com o menor nível desde a instalação.

Fonte: Correio do Povo, Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário