Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 12 de maio de 2012

SPH restabelece sinalização náutica no Delta do Jacuí

BL-57 Canal do Nascimento

A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) está executando serviços de reposição e recuperação das boias cegas dos canais artificiais do Delta do Jacuí. Já foram substituídas 15 boias nos canais Humaitá (Saco do Cabral/Rio Gravataí) e Furadinho (Rio Jacuí/Braço Leste), no Delta do Jacuí. O objetivo dessas ações é manter e aperfeiçoar as condições de segurança da navegação para as embarcações que utilizam os terminais portuários privativos situados a montante da ponte do vão móvel - terminais situados nos rios Gravataí, Sinos, Caí, Jacuí e Taquari e Canal Santa Clara (Polo Petroquímico).


O engenheiro Reinaldo Gambin, técnico da Divisão de Operação e Fiscalização (DOF), informa que os canais Saco do Cabral e Humaitá (Rio Gravataí) e o Canal do Furadinho (Rio Jacuí) já receberam sinais náuticos novos ou recuperados. Segundo Gambin, a utilização de boias de polietileno de alta densidade (PAD) proporcionará melhores condições de navegabilidade nesses canais, e que as boias metálicas substituídas serão enviadas para as oficinas do estaleiro da SPH em Triunfo para manutenção.

Canal Furadinho - N/M Porto de Viamão (2.788 TPB)

O superintendente SPH, Pedro Obelar, informa que desde sábado (6/5) a equipe técnica da DOF está instalando os novos sinais, especialmente nos trechos em que há maior necessidade de restabelecer a sinalização, com o objetivo de melhorar o índice de eficácia da sinalização náutica das hidrovias, e que a execução dessa atividade é muito importante para a segurança da navegação.

Fonte: SPH, Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário