Documentação Técnica

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* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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sábado, 16 de junho de 2012

Expansão do Canal do Panamá representa um desafio à construção naval brasileira


Problemas que afetam as atividades portuárias no Brasil foram discutidos, ontem, no II Seminário de Direito, Desenvolvimento Portuário e Construção Naval, na sede do Instituto de Estudos Jurídicos e Empresariais (Ineje).

De acordo com Felipe Ferreira Silva, vice-presidente do Ineje, 95% dos produtos brasileiros são exportados pelo modal marítimo. "O país tem menos que 2% dos navios de transporte com bandeira brasileira", destacou. Segundo ele, no Brasil estão disponíveis cerca de 8 mil quilômetros navegáveis e 37 portos públicos. "Precisamos investir na construção de mais navios brasileiros e não ficarmos tão dependentes dos estrangeiros", disse ele.

Obras de ampliação no Canal do Panamá

Silva lamentou que o comércio interno brasileiro não seja realizado por hidrovias - há, no país, 50 mil quilômetros delas, mas somente 13 mil quilômetros são utilizados. "A alternativa seria o modal de hidrovias, até porque, os sistemas rodoviário e ferroviário brasileiros estão saturados", ressaltou.

O vice-presidente do Ineje destacou ainda dois aspectos que podem alterar profundamente a posição brasileira no mercado marítimo internacional. Um deles seria a atual crise europeia, que retirou navios de circulação e abriu uma grande oportunidade para o país. O outro aspecto, explicou Silva, diz respeito ao projeto de expansão do Canal do Panamá. "Se não estivermos preparados para quando o canal iniciar sua nova fase, sofreremos uma crise sem precedentes no setor", acrescentou.

Fonte: Correio do Povo, Economia.

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