Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 2 de junho de 2012

Porto de Rio Grande: Parte da extensão do cais da Quip fica pronta este mês

As obras de extensão do cais 1 do canteiro da Quip S/A, na ponta sul, iniciadas em fevereiro deste ano, estão em ritmo acelerado. A primeira parte da ampliação da estrutura, destinada a carga e descarga, está quase pronta e deve ser concluída em meados deste mês. Nela serão descarregados os módulos da plataforma P-58 construídos no Rio de Janeiro. A chegada destes módulos ocorrerá a partir de 10 de junho. A outra, que é para ancoragem, deverá ser terminada no final de julho. Nesta, será atracado o casco da P-63, que deve chegar da China entre agosto e setembro deste ano.

Porto de Rio Grande - Cais do Porto Novo

Conforme o gestor de suporte corporativo à gestão da Quip, Marcos Reis, 450 trabalhadores contratados pela Construtora Queiroz Galvão estão envolvidos nesta obra. A construtora foi contratada pela Quip para fazer a ampliação do cais. Das 370 estacas de concreto a serem cravadas nos 220 metros de ampliação do cais, 270 já foram instaladas. As outras 100 devem ser cravadas até 15 de junho. Todas já estão construídas.

Estaqueamento está sendo feito com duas frentes de trabalho para agilizar o serviço  
Foto: Fabio Dutra

O estaqueamento está sendo feito com duas frentes de trabalho para agilizar o serviço. Cada estaca tem 39 metros de comprimento e diâmetro de 80 centímetros, segundo informações do gerente de produção da obra, José Eustáquio Brito. Sobre elas, para composição do cais, são colocados pré-moldados (chapas de concreto) e depois laje.

Imagem: Divulgação Quip

As obras para ampliação da infraestrutura da Quip consistem na extensão do cais 1 e implantação do cais 2, na área sul do canteiro da empresa. A construção do cais 2 está prevista para ocorrer a partir de 2013. Com essa ampliação, será triplicada a capacidade de atracação atual do canteiro da Quip. Hoje, o cais da empresa tem condições de receber uma plataforma de cada vez. Com a ampliação, terá espaço para três simultaneamente. O investimento nas duas estruturas é de R$ 180 milhões.

Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br
Ilustrações: Hermes Vargas dos Santos

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário