Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Montagem da P-55 em Rio Grande entra em fase final

Acoplamento de módulo ao casco para formação de plataforma dependerá de condições do tempo

Rafael Diverio
rafael.diverio@zerohora.com.br

Está pronta para ocorrer a fase mais desafiadora da construção da plataforma P-55.


Será realizado o mating, operação para unir o casco fabricado em Pernambuco ao módulo construído no Estaleiro Rio Grande.


O dique do estaleiro no sul do Estado está sendo inundado completamente pela primeira vez para que o casco da plataforma seja deslocado do canal de acesso ao porto para dentro da estrutura.

É a última preparação antes da integração das partes. O processo de manobra da embarcação está previsto para ocorrer na manhã desta segunda-feira. O enchimento do dique seco tinha previsão de durar quase todo o fim de semana passado em Rio Grande.

Estrutura com 350 metros de comprimento, 130 metros de largura e profundidade de 13,8 metros abaixo do nível do mar, o dique tinha previsão de ficar completamente cheio de água por volta da 1h30min desta segunda, depois de 36 horas de trabalho.

Se as condições climáticas estiverem favoráveis, ainda antes do amanhecer, por volta das 6h, será aberta a porta batel (portão do dique), permitindo a entrada do casco, que será guiado por rebocadores.

O processo de esvaziamento deve começar somente amanhã. Para evitar contato com a água, o deckbox (convés da plataforma) já foi erguido a mais de 10 metros de altura e está preso no dique.

Na terça-feira, ocorrerá o içamento da estrutura em mais 37 metros, chegando a cerca de 47 metros no total. Essa etapa poderá ser vista da cidade. O passo seguinte será o encaixe dos módulos no casco, com o dique já esvaziado.

Depois de pronta, a gigante de mais de 8,8 mil metros quadrados será a maior plataforma semissubmersível do Brasil.

A P-55 será instalada no Campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ), com capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo por dia. A previsão da Petrobras é de que a plataforma comece a operar no primeiro semestre do próximo ano.

Fonte: Zero Hora, Encaixe preciso.

2 comentários:

  1. Hi...Your post really got me thinking man..... an intelligent piece, I must say. Içamento

    ResponderExcluir
  2. Thank you. Indeed, it is an exceptional technical operation.

    ResponderExcluir