Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 14 de julho de 2012

Revitalização Portuária/Rio Grande: Cais do Rincão da Cebola renovado

A revitalização do cais do Rincão da Cebola, entre as ruas 24 de Maio e General Neto, na área central de Rio Grande, está concluída. A ATM Construções, contratada para o serviço, entregou a obra no último dia 2 à Superintendência do Porto (Suprg). A equipe de fiscalização da Suprg fez a inspeção do trabalho por terra e, na manhã da última quarta-feira, também pelo estuário da Lagoa dos Patos, segundo o assessor técnico do porto rio-grandino, Newton Quintas.

Trabalho recuperou 215 metros e reconstruiu 180 metros da área
Foto: Leandro Carvalho/Especial/CP

Iniciado em janeiro de 2010, o trabalho abrangeu 395 metros de cais. Desses, 215 metros foram recuperados e 180, reconstruídos. O investimento da Suprg totalizou R$ 2,16 milhões. Conforme Quintas, os melhoramentos na estrutura, construída na década de 1940 com a função de cais de saneamento, visaram a três objetivos. O serviço atendeu uma competência da autoridade portuária, de manter as instalações de cais recuperadas, e resgatou a condição de interface definida entre terra e água. A terceira meta foi proporcionar a continuidade do projeto de revitalização de toda a área do Porto Velho.

Mesmo com a restauração do cais, ainda há algumas restrições para plena navegação nesta área do estuário. De acordo com o assessor técnico da Suprg, houve lançamento indiscriminado, por décadas, de restos de obras no local e parte desse material ainda se encontra lá, prejudicando a navegação nas proximidades do cais. Em função disso, técnicos da empresa Internave Engenharia, de São Paulo, fizeram levantamento hidrográfico no local e estão processando as informações para fornecer à Marinha. Os dados levantados vão possibilitar a verificação do trecho em que a navegação está restrita e a definição do volume de material que precisará ser retirado do fundo do estuário no local. No projeto de revitalização para a área do Porto Velho, este cais está destinado a atender embarcações de turismo.

Fonte: Correio do Povo, Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário