Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sábado, 7 de julho de 2012

RIPEAM - Sinalização de Fundeio Diurna

Veleiro Jamaluce II, foi autuado pela Marinha do Brasil/Capitania dos Portos do Paraná.


Em maio passado, nosso amigo Jan do Veleiro Jamaluce II foi autuado pela Marinha do Brasil/Capitania dos Portos do Paraná. Jan encontrava-se fundeado no rio Itiberê em Paranaguá, ali mesmo recebeu a visita da Marinha / Capitania dos Portos de Paranaguá. A visitinha resultou no auto de infração com a seguinte descrição: - Fundeado sem exibir sinalização de fundeio diurna e noturna. Enquadramento: Art 23 Inciso IV do Reg. da Lei 9537/97. Penalidade aplicável grupo D: R$ 40,00 a R$ 1.600,00

Confesso a vocês que eu desconhecia até então tal exigência, por isso e por acreditar que, assim como Jan mais algum amigo possa ser autuado pela falta da bola preta, resolvi publicar este post. Nunca vi esta sinalização e acabei fazendo uma breve pesquisa onde descobri o seguinte:

O Ripeam - Regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar em suas páginas 505 e 506 itens 09 e 10 figuras 15-28 e 15-29 informa que:

 • durante o dia, uma embarcação fundeada deve exibir uma marca constituída por uma esfera preta, onde melhor possa ser vista.

É isso pessoal, acho que vamos ter arrumar algumas bolas pretas...

Colaboração: Comandante Paulo Silveira - Veleiro Riacho Doce/VDS/RS

Fontehttp://veleiroplanetaagua.blogspot.com.br

NOTA DO EDITOR

EMBARCAÇÕES FUNDEADAS

Uma embarcação fundeada deve exibir, onde melhor possam ser vistas:

- na parte de vante, uma luz circular branca.
- na popa (ou próximo dela) e a um nível mais baixo que a luz de vante, uma outra luz circular branca.

Embarcações de comprimento inferior a 50 metros podem exibir, em lugar das luzes acima citadas, uma luz circular branca, onde melhor possa ser vista.

Uma embarcação fundeada pode e, se o seu comprimento for maior que 100 metros, deve, utilizar ainda todas as luzes de fainas disponíveis, para iluminar seus conveses.

- durante o dia, uma embarcação fundeada deve exibir uma marca constituída por uma esfera preta*, onde melhor possa ser vista.

* Na prática, o sinal esférico de fundeio diurno é obtido através de dois círculos pretos encaixados a noventa graus, conforme é mostrado abaixo.




Uma embarcação de comprimento inferior a 7 metros não será obrigada a exibir as luzes e a marca acima descritas, quando fundeada fora de um canal ou de uma via de acesso, de um fundeadouro ou das rotas normalmente utilizadas por outras embarcações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário