Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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segunda-feira, 23 de julho de 2012

Travessia Rio Grande-SJN: Desassoreamento do Canal Miguel da Cunha depende da recuperação de draga

A Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg) acredita que dentro de 30 ou 40 dias poderá ter início a dragagem do Canal Miguel da Cunha, situado no estuário da Lagoa dos Patos, entre Rio Grande e São José do Norte. O desassoreamento será realizado pela draga Euclides Triches, da Superintendência de Portos e hidrovias (SPH), que passa por recuperação em Pelotas. Segundo o superintendente do porto rio-grandino, Dirceu Lopes, a draga está passando por manutenção completa, mas assim que estiver pronta, vem para Rio Grande fazer o serviço.

Assoreamento do canal tem gerado reclamações (Foto: Fabio Dutra)

O levantamento batimétrico do canal foi concluído em maio do ano passado. Deverão ser retirados do Miguel da Cunha em torno de 75 mil metros cúbicos de sedimentos. O canal Miguel da Cunha é utilizado diariamente por lanchas que fazem o transporte de passageiros entre Rio Grande e São José do Norte e pela balsa que transporta veículos na travessia entre os dois municípios. E o seu assoreamento tem sido motivo de reclamações.

Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande. Dragagem

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