Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

SPH adquire boias para modernização do sistema hidroviário

Os gastos da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) com a manutenção e modernização da sinalização náutica das hidrovias gaúchas e na instalação de novas defensas no porto fluvial de Porto Alegre podem chegar a R$ 1,5 milhão, conforme informação da Autarquia. As novas boias adquiridas pela SPH  serão usadas nos canais da Lagoa dos Patos, e traduzem um esforço significativo para recuperar o índice de eficácia da sinalização náutica, um dos mais baixos do Brasil, conforme relatórios publicados pela Marinha.

"Somente na aquisição das boias e correntes para sua ancoragem, já aplicamos R$ 947 mil. O investimento irá permitir maior segurança para as embarcações que trafegam pelas hidrovias do Estado", informou o superintendente da SPH, Pedro Obelar.

Segundo o titular da SPH, há um esforço conjunto da Autarquia e da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra),  de valorização do sistema hidroviário gaúcho. "O trabalho é conjunto. Estamos em um período importante no que diz respeito ao uso das hidrovias gaúchas e dos nossos portos e temos recebido o respaldo positivo do secretário para os nossos projetos", avaliou.

A direção da Seinfra, por seu turno, entende que o Governo do Estado dedica especial atenção à intermodalidade dos transportes, e que o sistema hidroviário deve jogar um papel importante no processo que envolve os demais modais (rodovias e ferrovias). De acordo com a Seinfra, com a implementação do Pólo Naval no Rio Jacuí, as hidrovias interiores serão exigidas com maior intensidade, com o transporte de  matérias-primas e produtos acabados, de módulos que irão integrar os cascos das plataformas FPSO no Pólo Naval de Rio Grande, especialmente quanto à segurança da navegação interior.

Sinais Náuticos


A SPH adquiriu 31 novos sinais náuticos que serão instaladas nos canais de navegação da Lagoa dos Patos. Os equipamentos chegarão em duas etapas; num primeiro momento serão entregues 10 boias luminosas, de um total de 15 BL's, e em seguida outras 16 boias cegas.

Fonte: Superintendência de Portos e Hidrovias, SPH

Nenhum comentário:

Postar um comentário