Documentação Técnica

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* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SPH investe R$ 1 milhão em equipamentos para sinalização das hidrovias

A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) vai investir cerca de R$ 1 milhão na aquisição de sinais náuticos. Ao todo serão aplicados R$ 730 mil em novas boias, e mais R$ 215 mil em 1,8 mil metros de correntes. Os equipamentos utilizados para a identificação dos canais serão instalados na Lagoa dos Patos com o objetivo de qualificar a sinalização e garantir maior segurança na navegação e no acesso ao Porto de Porto Alegre.

Estaleiro Triunfo, Distrito Barreto/Triunfo (Fotos: DOF/SPH)

O chefe da Divisão de Operação e Fiscalização da SPH, engenheiro Edson Machry, explica que estão sendo adquiridas 16 boias cegas, sendo oito do modelo BCP2, estilo pilar, e as demais no modelo BCCO, do tipo cilíndrica. No mesmo lote, foram compradas mais 15 boias luminosas do tipo BL2. "Os equipamentos estão em processo de fabricação. As primeiras a serem entregues serão as luminosas que, depois de receber a pintura e a numeração, serão instaladas na Lagoa dos Patos".

BLE-2, BCCo, BLV-2, BCP-2 

Segundo Machry, cada boia custa em média R$ 28 mil. Já as correntes, que estão com a compra homologada na Central de Licitações do Estado (Celic), terão um custo de R$ 215 mil. "As correntes são parte importante da ancoragem de uma boia, pois são elas que prendem o sinal na estrutura que garante a sua permanência no canal", informou o engenheiro.


O Superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, frisou que a SPH é responsável pela manutenção das hidrovias de todo o estado. "Manter o índice de sinalização nos canais de navegação é tarefa fundamental para que a navegação aconteça com segurança", salientou. A hidrovia que liga o Porto de Porto Alegre até o Porto de Rio Grande conta com 310 quilômetros de extensão e recebe manutenção constante nos sinais e no desassoreamento nos trechos de canais artificiais.

Fonte: Superintendência de Portos e Hidrovias, SPH.

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