Documentação Técnica

* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Travessia Rio Grande-São José do Norte: Nova lancha será integrada ao transporte de passageiros nesta quarta

A lancha Bela Catarina, em São José do Norte (Foto Divulgação/JA)

A lancha Bela Catarina, que chegou a São José do Norte no último dia 18, será integrada nesta quarta ao serviço de transporte hidroviário de passageiros entre Rio Grande e a cidade nortense. Sua primeira viagem nesta travessia deve começar às 6h30min, partindo do hidroviária de São José em direção ao rio-grandina. Com o ingresso dessa embarcação na atividade, ficarão quatro lanchas atuando no transporte hidroviário de passageiros entre os dois municípios.

Tendo em vista que era dimensionada para o turismo, antes de ser integrada ao serviço, a Bela Catarina, adquirida pela empresa Transnorte para essa travessia, recebeu adequações para a atividade. As modificações foram feitas no estaleiro Felipe, de Itajaí (SC). A embarcação, de 22 metros de comprimento e sete de largura, está capacitada, atualmente, para transportar até 200 passageiros. Essa capacidade poderá ser ampliada em breve, após serem analisados os planos da lancha.

Conforme João Ernesto Costa Gautério, proprietário da Transnorte, empresa que atualmente é a responsável pelo transporte hidroviário de passageiros nesta travessia, as quatro lanchas serão mantidas no serviço. Esse número é o mínimo necessário para atender a demanda, segundo a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

Desde janeiro deste ano, o serviço vinha sendo feito por apenas três lanchas, pois outras foram retiradas por falta de condições de operação e devido a reclamações dos usuários. Com a quantidade reduzida de lanchas, sempre que uma apresentava problemas os usuários enfrentavam longas filas para conseguir fazer a travessia.

Conforme o coordenador de Sistema Hidroviário da Metroplan, Paulo Ricardo Osório, a partir desta quarta-feira também serão retomados seis horários a mais, nos momentos de pico, pela manhã e na parte da tarde, implantados em 1º de agosto de 2011 e suspensos depois devido aos constantes problemas que ocorriam nas embarcações. Pela manhã, as seis viagens extras ocorrerão no sentido São José do Norte/Rio Grande e à tarde no sentido Rio Grande/São José.

Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande. Travessia RG/SJN

Nenhum comentário:

Postar um comentário