Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Catamarã irá até o bairro Cristal e Ilha da Pintada

Previsão da empresa é que novas linhas operem em até dois meses


O catamarã, barco que em dez meses já transportou 600 mil passageiros entre o Centro de Porto Alegre e a cidade de Guaíba, realizará novas viagens. No meio do caminho para Guaíba está sendo instalada parada nova no bairro Cristal, no caso, um píer. Hoje, a embarcação faz 30 viagens diárias diretas entre o Cais do Porto e Guaíba e, em breve, oito delas terão parada no meio do caminho. A segunda nova rota é do Centro até a Ilha da Pintada, a ser feita com barco novo.

O píer será instalado nas proximidades do BarraShoppingSul, que pagará a construção do ancoradouro com a empresa de transportes Catsul. A prefeitura cuida do entorno, iluminação e limpeza. Com o ponto, o catamarã fará viagem metropolitana (intermunicipal) até Guaíba e municipal ao mesmo tempo (Centro-Cristal e Centro-Ilha), o que motivou a assinatura de convênio entre prefeitura, Metroplan e governo estadual feita a bordo do barco na tarde de ontem.

Conforme o secretário estadual de Obras, Luiz Carlos Busato, no início do ano foi aberta a seleção para que empresas de transporte aquático manifestassem interesse em atender a Porto Alegre e apenas a Catsul se inscreveu. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirmou que foram analisados 12 pontos ao longo do Guaíba até se decidir pelos atuais. Segundo as autoridades, o modelo atual é experimental e dentro de um ano será lançado edital de concessão pelos próximos 30 anos.

Na Ilha da Pintada, o barco que está sendo construído (com investimento de R$ 2 milhões pela Catsul) terá capacidade para 140 pessoas (os outros dois levam até 120) e vai atracar em dois pontos: na Colônia dos Pescadores Z5 e no antigo estaleiro Mabilde. A EPTC será a responsável pelos píeres. Cappellari e Busato estimam que a rota para a Ilha deve operar na primeira quinzena de outubro. O diretor da Catsul, Carlos Augusto Bernaud, prevê que em até dois meses as novas linhas funcionem.

Na avaliação do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, "o barco não vai competir com o transporte público e atenderá a quem puder deixar seus carros em casa na zona Sul e os turistas". Segundo Cappellari, esse é um transporte seletivo, não coletivo, mas "ajuda muito quando reduz o número de carros nas ruas". A EPTC programa adaptar o sistema de cobrança para que usuários do TRI (municipal) e TEU (metropolitano) possam utilizar os cartões.

Fonte: Correio do Povo. Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário