Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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sábado, 22 de setembro de 2012

SPH dá início à dragagem no Canal São Gonçalo

A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) começou a dragagem de desassoreamento de dois trechos do Canal São Gonçalo, que dá acesso ao Porto de Pelotas. A operação iniciou nos canais da Foz e Araçá, e tem prazo de até 120 dias para ser concluída. 

A dragagem teve início na terça-feira (18), mas precisou ser suspensa em razão da forte chuva e das rajadas de vento. O trabalho só foi retomado na quinta-feira (20). Trata-se de um trecho de 4.343 metros de extensão. A previsão é que o trabalho seja concluído em até três meses. 

A retomada dos trabalhos de manutenção do Canal São Gonçalo para atender a navegação começou com os investimentos na sinalização náutica, no início do semestre, quando foram instaladas 17 boias novas em toda extensão dos canais, cerca de 11,6 quilômetros, e que tem calado de projeto de 17 pés (5,18 metros).

 Nova sinalização do São Gonçalo (Fotos: Eng. Edson Machry)

O Canal São Gonçalo movimenta em média mais de 300 mil toneladas de carga por ano, envolvendo basicamente o transporte de matéria-prima para a produção de cimento, como clinquer e pó de brita, através de embarcações de navegação interior (barcaças) entre os terminais privados Cimbagé (São Gonçalo, Pelotas) e Cimpor (Rio Caí, Nova Santa Rita). 

O levantamento batimétrico que identificou os pontos com assoreamento foi feito pela Divisão de Estudos e Projetos (DEP/SPH), e a fiscalização da dragagem contratada está sob a responsabilidade da Divisão de Operação e Fiscalização (DOF/SPH). 

Fonte: SPH, Notícias.

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