Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

domingo, 7 de outubro de 2012

Rio Grande - Avança a colocação de módulos na plataforma P-58

A construção da plataforma P-58, que ocorre em Rio Grande, no canteiro de obras da Quip S/A, avançou para uma nova e importante etapa desde o último dia 14, quando teve início a operação de lifting dos módulos de processo. Esta operação consiste na elevação, posicionamento e soldagem inicial de módulos no convés da plataforma. 

Ao todo serão elevados 23 módulos, sendo eles para tratamento eletrostático, remoção de sulfato e de enxofre, separadores, pipe rack, um módulo elétrico, o flare, o helideck, entre outros. Já estão sobre a plataforma cinco módulos, que são três partes do pipe rack, mais os módulos M09 (compressão de gás) e M05 (processamento de óleo). 

A previsão de término da operação de lifting é para o final do mês de outubro, dependendo das condições atmosféricas, pois estas influenciam no andamento da operação. São necessárias condições adequadas - sem ocorrência de chuva e vento fortes - para que não haja interrupção dos trabalhos.

 
Segundo a Quip, o guindaste PTC 200 DS, usado nesta  
operação, é o maior deste modelo no mundo. (Foto: Divulgação)

O gestor executivo de operações da P-58, engenheiro José Roberto dos Santos, destaca o ineditismo do lifting dos módulos desta plataforma, já que é a primeira vez que o guindaste PTC 200 DS, o maior deste modelo no mundo, segundo ele, está operando. Além disso, ele ressalta todo o comprometimento e profissionalismo da equipe de trabalho, que vem desempenhando suas funções de maneira excelente e em tempo recorde. 

A construção da Plataforma p-58 é de responsabilidade da CQG Construções Offshore. A Quip S/A atua nesse projeto nas áreas de Engenharia e Suprimentos. A p-58 é uma plataforma do tipo FPSO (sigla em inglês para plataforma flutuante que produz, processa, armazena e escoa petróleo) e irá operar no Campo de Baleia Azul, no Parque das Baleias de Campos, situado ao largo do litoral sul do estado do Espírito Santo (ES). 

A P-58 terá capacidade de produção de 180 mil barris dia, 6 milhões de m³/d de gás e uma capacidade mínima de armazenamento de 1,6 milhão de barris de petróleo bruto.

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande. Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário