Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Travessia Rio Grande-SJN: Vento forte prejudica transporte hidroviário de veículos

Serviço deve voltar à normalidade nesta quinta-feira
(Foto: Fabio Dutra)

O transporte hidroviário de veículos entre Rio Grande e São José do Norte foi prejudicado nesta quarta, 17, devido ao forte vento ocorrido nas duas cidades. Em Rio Grande, por volta das 13h, o vento chegou a atingir a velocidade de 70 quilômetros por hora na rajada. A partir das 11h, o serviço foi interrompido. As viagens de balsa das 11h e das 13h, com saída do atracadouro rio-grandino, não foram realizadas. Em consequência, também não houve partidas de São José do Norte. Com o serviço interrompido, formou-se longa fila de caminhões do lado do Rio Grande à espera da retomada da travessia. 

Às 14h30min, objetivando diminuir o número de veículos na fila, a balsa Sofia fez uma viagem para a cidade nortense, acompanhada de dois rebocadores para garantir a segurança no trajeto. Ela chegou em São José do Norte, carregou e retornou a Rio Grande. Na chegada, o serviço foi novamente suspenso para ser retomado somente na manhã de quinta-feira, se as condições climáticas permitirem. Conforme Alfonso Montone, gerente de Logística da F. Andreis, empresa responsável pelo serviço de transporte de veículos nessa travessia, o vento forte tornava a viagem muito arriscada. 

Montone explicou que o vento soprava no sentido Rio Grande/São José do Norte e atrapalhava as manobras, empurrando a balsa para os baixios existentes no canal Miguel da Cunha. Segundo ele, na volta de São José do Norte, à tarde, a balsa chegou ter um breve encalhe, resolvido pelos rebocadores que a acompanhavam. Quatro viagens deixaram de ser feitas ontem por causa do vento forte. 

Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário