Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

P-58 é afastada do cais e manobrada para receber módulo

Plataforma foi afastada do cais e reposicionada para 
receber módulo número 7. (Foto: Leandro Carvalho)

Na manhã desta quinta, a movimentação da plataforma P-58 no canal do Porto Novo chamou atenção de quem passava pela Ponte dos Franceses, na BR-392. Conforme informações da assessoria da Quip S/A, a plataforma, que está em construção no canteiro de obras da empresa, foi desatracada para inversão de sua posição de junto ao cais. A manobra, na qual foram usados seis rebocadores, objetivou possibilitar o içamento e colocação do módulo número 7 no convés da unidade.

A manobra da P-5 começou no início da manhã e durou seis horas. Já a operação de elevação e colocação do módulo sobre o convés, denominada lifting, foi realizada à tarde, com uso do guindaste PTC 200 DS, o maior deste modelo no mundo. Outros vários módulos já estão sobre o convés da P-58. No total, essa plataforma receberá 23 módulos. Conforme José Roberto Fernandes dos Santos, gestor executivo da P-58, até o fim de novembro será concluído o processo de lifting dos 23 módulos, ou seja, todos estarão içados e posicionados no convés.

Santos também informou que foi iniciada a integração dos módulos já posicionados na plataforma. A construção da Plataforma P-58 é de responsabilidade da CQG Construções Offshore. A Quip S/A atua nesse projeto nas áreas de Engenharia e Suprimentos. A P-58 é uma plataforma do tipo FPSO (sigla em inglês para plataforma flutuante que produz, processa, armazena e escoa petróleo) e irá operar no Campo de Baleia Azul, no Parque das Baleias de Campos, situado ao largo do litoral sul do estado do Espírito Santo (ES).

Esta plataforma terá capacidade de produção de 180 mil barris dia, 6 milhões de m³/d de gás e uma capacidade mínima de armazenamento de 1,6 milhão de barris de petróleo bruto.

Por Carmem Ziebell carmem@jornalagora.com.br

Fonte: Jornal Agora, Rio Grande. Porto Novo

Um comentário:

  1. Muito boa tarde,Sou do site rastreamentodecelular.net ,2 amigos meu me recomendaram o blog ta muito bom,detalhado,que blog diferenciado,muito bom mesmo,vou recomendar tb até...e esse aqui http://rastreadorgps.org/rastreamento_de_celular.html alguem sabe se é bom?quero usar na minha empresa,se alguem souber de alguma referencia!!

    ResponderExcluir