Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Píer do catamarã na zona Sul fica pronto em janeiro

Após liberação da Marinha, atracadouro em frente ao BarraShoppingSul já poderá ser utilizado pelos passageiros.

Terminal com 30 metros dentro do lago atenderá 500 passageiros
(Foto: João Mattos/JC)

Em 20 dias estará pronto o novo atracadouro do catamarã, localizado em frente ao BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Esse ponto de partida e chegada das duas embarcações existentes representará um aumento inicial de 500 passageiros diários para o transporte, que já desloca duas mil pessoas por dia. Para que as viagens se iniciem no local, falta também uma liberação da Marinha, que deve ser emitida até o final de janeiro, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A autorização diz respeito à trafegabilidade nas águas do lago. Atualmente, o catamarã possui duas paradas - uma no Cais Mauá, também na Capital, e outra no município de Guaíba.

“A construção do píer, que possui extensão de 30 metros para dentro do lago Guaíba, está em sua fase final. A obra é uma parceria entre a CatSul, que opera o sistema, e a Multiplan, administradora do shopping, que se beneficiará com o fluxo de pessoas que se deslocarão de Guaíba para o estabelecimento”, explica o diretor de operação da CatSul, Carlos Bernaud. De acordo com ele, serão realizadas oito novas viagens diárias para atender à demanda, com duração de oito minutos para ambos os sentidos, pois o shopping fica localizado na metade do trajeto entre Guaíba e a Capital.

“As oito viagens são para avaliar a quantidade de passageiros que utilizarão o píer. Se necessário, ampliaremos o número. Atualmente, o catamarã tem 30 horários de partida diários”, ressalta Bernaud. Para o diretor, após 60 dias do início do serviço já será possível fazer uma análise da receptividade do novo terminal. A assessoria da CatSul informa que o local para a venda das passagens ainda não foi definido, podendo ser feito em um posto construído junto ao píer ou dentro do shopping. A tarifa será de R$ 5,00 da zona Sul ao Centro da Capital e de R$ 7,25 até Guaíba.

No dia 31 de outubro, o modal completou um ano com a marca de 700 mil pessoas transportadas. Nesses 12 meses, apenas um atraso de quatro minutos foi constatado, o que trouxe confiabilidade ao serviço, principalmente para o trabalhador que cruza o trecho diariamente.

Fonte: Jornal do Comércio,Transporte.

Um comentário:

  1. Esse trapiche de pesca montado por um marceneiro com restos de obras no final de semana? Até para pescar ele parece que serve só ao dono. Olha como ficou lisinho com a chuva. Muito estreito para desembarque de passageiros.

    ResponderExcluir