Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

SPH instala linígrafo junto à Régua da Harmonia

Equipamento garante leitura das variações de nível da água em tempo real. Informações serão disponibilizadas pelo site da SPH.

alt
Foto: Cristiane Franco

Uma parceria entre a Superintendência de Portos e Hidrovias e a Metroclima permitiu a instalação de um linígrafo junto à régua da Harmonia, no Cais Mauá. O equipamento se destina a registrar a variação do nível da água de rios e lagos em tempo real. As informações deverão ser disponibilizadas no site da SPH e deve ser utilizado pela Defesa Civil e outros órgãos. Com um custo estimado em R$ 40 mil, o equipamento foi instalado junto ao prédio da autarquia sem qualquer custo. 

De acordo com o geógrafo da SPH, Eduardo da Silva Alves o equipamento se vale de um sistema de medição de nível que utiliza o princípio do borbulhamento. “Com este sistema vamos ter acesso aos níveis do Delta do Jacuí e Guaíba em tempo real e disponibilizaremos essa informação para todos os órgãos que precisam desses dados para garantir a segurança da população de Porto Alegre, em eventos naturais que ofereçam ameaças”, explicou. 

A parceria, segundo Alves, atende ainda às necessidades da SPH, especialmente para o planejamento da Divisão de Estudos e Projetos (DEP/SPH). “O linigrafo será usado para os nossos levantamentos hidrográficos, fundamentais para o trabalho desenvolvido pela DEP. Até agora, nossa leitura de níveis era feita manualmente. Com o equipamento instalado teremos a informação a qualquer hora do dia, incluindo finais de semana e feriado”, disse. 

PREVENÇÃO 

Para o responsável pela Metroclima no Centro de Operação e Controle da Prefeitura de Porto Alegre, Valmor Luis Grieber, o linígrafo permitirá que sejam realizadas ações preventivas. “As leitura que acompanharemos permitirão ações preventivas da defesa Civil e outros órgãos que atuam em eventos climáticos como enxurradas e temporais. A parceria com a SPH para a instalação do equipamento foi de grande importância para que o nosso trabalho ofereça uma resposta mais rápida nessas situações”, avalia. 

Valmor explicou que as informações devem estar disponibilizadas nos sites da SPH e da Metroclima para que qualquer pessoa tenha acesso. “Queremos que essa informação esteja ao alcance de todos os órgãos que atuam junto à Defesa Civil e SPH, bem como da comunidade. A expectativa é de que nos próximos 15 dias as informações comecem a ser publicadas”, disse. 

SISTEMA DE LEITURA DE NÍVEIS

O linígrafo instalado junto à Régua da Harmonia, no Cais Mauá, possui a vantagem de apresentar um baixo índice de manutenção e permitir que o circuito eletrônico de medição esteja completamente isolado da água. Isso garante a total segurança, evitando por completo que qualquer tipo de descarga elétrica do equipamento possa atingir a água. O sistema permite a transmissão dos dados coletados via GPRS (telefonia móvel) para servidores especializados, incluindo servidores Web. O sistema é equipado com uma placa de energia solar e o acompanhamento poderá ser feito de três formas: software de gerenciamento de nível; internet e dispositivos móveis como telefones celulares ou smartphones.

Fonte: Superintendência de Portos e Hidrovias, SPH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário