Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Níveis do Delta do Jacuí são divulgados em tempo real no site da SPH

Já está no site da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) a leitura em tempo real do nível do Delta do Jacuí. A informação é captada através de um linígrafo instalado junto à régua da Praça da Harmonia, no Cais Mauá. O equipamento se destina a registrar a variação do nível da água de rios e lagos e será utilizado pela SPH para o levantamento hidrográfico da Divisão de Estudos e Projetos (DEP/ SPH). Este levantamento, segundo os técnicos da autarquia, é fundamental para a manutenção das condições das hidrovias.

O equipamento que faz a leitura do nível do Delta do Jacuí em tempo real teve sua instalação no final do mês de dezembro e já está em pleno funcionamento. Para melhor atender órgãos como Metroclima, Defesa Civil, Fepam e outros que necessitam das leituras de nível, a cada 15 minutos é possível acompanhar a variação.

Até a instalação do equipamento, os técnicos do serviço de hidrografia da SPH faziam a leitura de níveis três vezes ao dia, com um equipamento manual. “Agora temos, além de maior precisão, mais segurança para a realização da leitura”, avalia o geógrafo da DEP, Eduardo da Silva Alves. Ele explica que com o novo equipamento, é possível acompanhar todas as variações que o delta sofre durante 24 horas. “Além disso as informações também serão disponibilizadas nos finais de semana e feriados, para qualquer órgão que precisar”, disse.

alt

PARCERIA

A instalação do equipamento segundo o geógrafo foi possível em razão de parceria entre a SPH e a Metroclima. “A parceria consiste na cedência de área e manutenção da segurança do equipamento, adquirido pelo município”, explica o técnico. “Com este convênio, a SPH garantiu uma economia de mais de R$ 40 mil, correspondente à aquisição do linígrafo que será de grande importância para o trabalho que desenvolvemos”, disse.

As leituras feitas pelo linígrafo serão disponibilizadas pelo site da SPH. “A partir de agora passamos a fazer parte de uma rede municipal de monitoramento do Delta do Jacuí”, disse Alves.

alt

O equipamento é composto por um sensor, que fica submerso, um datalogger (central de armazenamento de dados) mais uma placa solar, que garante o abastecimento de energia para o seu funcionamento e uma central de wireless. O linígrafo está instalado junto à Régua da Praça da Harmonia, no Cais Mauá, próximo ao prédio administrativo. Saiba mais e acompanhe as informações.

http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/hidrovias/hidroviarias_niveis_rios.php

Fotos: Cristiane Franco

Fonte: SPH, Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário