Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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terça-feira, 12 de março de 2013

SPH investe mais R$ 250 mil em sinalização náutica


A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) está investindo mais R$ 250 mil na sinalização náutica da Lagoa dos Patos e Lago Guaíba. Na manhã desta segunda-feira (11) , foram entregues mais 6 das 12 boias luminosas adquiridas pela autarquia, com o objetivo de qualificar as condições de navegação dos canais mantidos pela SPH. Até o ano passado a SPH já havia investido cerca de R$ 3 milhões na manutenção do balizamento.

De acordo com o chefe da Divisão de Operações e Fiscalização (DOF), o engenheiro Edson Machry, a chegada dos equipamentos faz parte do trabalho que a SPH tem em manter os canais de navegação devidamente sinalizados, conforme as exigências da Marinha do Brasil. “Nosso trabalho é contínuo. A reposição e troca de boias e faroletes faz parte das ações permanentes da SPH”, explicou.

Das 12 novas boias adquiridas pela SPH, duas já foram utilizadas e as demais devem ser instaladas até o final do mês de março, ou conforme a necessidade da sinalização dos canais de navegação que ligam o Porto de Porto Alegre ao Porto de Rio Grande.

Fotos: Cristiane Franco

NOTA DO EDITOR

É uma aquisição importante, que tem por objetivo manter e melhorar a sinalização náutica, mas a manutenção ordinária - troca de lâmpadas, baterias, material de fundeio, pintura, etc., deve ser mantida. A respeito disso, informo que o farolete Piava (127, Canal Pedras Brancas, Ponta do Dionízio)) continua apagado, e se trata de sinal lateral especial (maior afastamento do talude e localizado sobre uma ilhota de pedras, que representam um grande perigo à navegação).

Fonte: SPH, Notícias.

Um comentário:

  1. As aquisições de bóias desde o ano passado tem cido constante pelo SPH, porém o Indice de Eficácia estabelecido pelos orgãos fiscalizadores e internacional (IALA)não muda. desde 2005 o indice de eficácia está no vermelho.
    Porque isso não muda já que se está investindo tantos recursos público!!!!!

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