Documentação Técnica

Documentação Técnica
* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

* Os leitores poderão ter acesso e fazer download do material na parte inferior desta página.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Rio Guaíba - Nível de alerta é ultrapassado, mas tendência de baixa depende do vento

Fonte: Superintendência de Portos e Hidrovias - SPH

O linígrafo da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) registrou hoje (26/8), às 18:53, a maior cota dos últimos dias, atingindo o valor de 2,18 metros, oito centímetros acima do nível de alerta, mas o gráfico mostra uma tendência de redução dessas cotas de enchente, pois as leituras posteriores oscilaram em torno de 2,11 metros - o nível médio da enchente ordinária (NMEO) é de 2,25 metros (vinte anos atrás o NMEO era menor, no valor de 1,89 metros).

O nível médio do Rio Guaíba é de 0,84 metros, referidos ao Zero da Harmonia, localizado a 23,72 centímetros abaixo do nível do mar (marégrafo de Imbituba).

A tendência de baixa, no entanto, depende da intensidade e direção do vento. A tendência de redução das cotas está relacionada à mudança na direção do vento, que mudou de SUL para WNW. O vento sul, que vigorou até o final da tarde, tem a propriedade de represar a água, agravando mais a situação de enchente, pois a onda de cheia ainda pode perdurar por mais três dias.

Desde que a direção do vento seja favorável, a expectativa é que a situação melhore, ainda que a onda de cheia possa persistir por mais três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário