Documentação Técnica

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* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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quinta-feira, 5 de junho de 2014

Veleiros - Velas Dracon ou Flex? De que materiais são feitas as velas?

Existem algumas diferenças entre as velas Flex e as velas Dracon. Neste artigo vamos abordar as vantagens e desvantagens de uma vela Dracon e de uma vela Flex. As velas Dracon são as mais usadas nos veleiros por serem mais baratas, e terem um desempenho bastante bom. Uma vela Dracon dura em média 10 a 12 anos dependendo do uso. Aqui sim, começa a haver diferença no material, a vela flex como é revestida por cabos tem uma duração de aproximadamente 14 anos, com o decorrer do tempo uma vela flex perde menos a forma tendo o barco mais rendimento que uma vela Dracon. 

As velas Flex com ventos mais fracos e ate 15 nós têm um desempenho melhor pois mantêm uma forma parecida á asa de um avião, não caindo sobre o seu peso, criando sempre uma força de sustentação. 

A navegar á bolina cerrada a vela Flex consegue bolinar cerca de 10º mais ao vento que uma vela Dracon. Acima dos 15 nós de vento o barco começa a adernar mais, tendo de se fazer a correção ao rumo. Quando o vento começa a ficar mais fresco, deve-se mesmo rizar o pano. Dado ao rendimento das velas Flex, os barcos de regata têm velas Flex pois estas dão mais rendimento ao barco, cerca de 10 a 15 % em velocidade e 10º na bolina cerrada, fazendo toda a diferença na hora da chegada.


De que materiais são feitas as velas, afinal?

A diversidade tecnológica oferece-nos um amplo leque de materiais disponíveis para a confecção de velas adequadas aos diferentes tipos de usos e orçamentos. A gama de tecidos disponíveis para a produção das velas das embarcações podem ser classificadas em três grupos genéricos: 

- em poliéster ou convencionais; 
- os laminados; 
- os de alta tenacidade modular. 

 Os tecidos convencionais

Um bom material, e o mais aplicado ao uso genérico em quase todas as velas, é um tecido de poliéster de pouca deformação, popularmente conhecido por velas Dacron (marca registada da DuPont). As suas principais características são a boa durabilidade, a elevada resistência e o pouco estiramento. Além disso, este tipo de tecido resiste bem à abrasão e aos danos provocados pelos ultra violetas. 

O tecido de poliéster, como os demais aplicados nas velas, estão disponíveis e classificados em diferentes gramaturas de estabilidade, estiramento , capacidade de deformação (shape-holding), manutenção da forma ao longo do tempo de uso. 

Os tecidos com elevada estabilidade das fibras são os mais adequados aos barcos maiores e aos veleiros de travessias oceânicas; tecidos standard, de regular estabilidade destinam-se aos barcos de tamanhos médio ou pequenos, ou melhor, aos veleiros de navegação costeira e águas abrigadas. 

Os tecidos laminados 

Em geral são tecidos colados em sanduíche com poliéster e/ou um filme de poliéster conhecido por mylar (marca registrada da DuPont), que tem, no núcleo, fibras de poliéster direcionalmente orientadas. Os tecidos laminados de velas são mais leves e oferecem menos estiramento que os convencionais, portanto, menor deformação na forma das velas em uso. 

No entanto, o custo das velas que utilizam os laminados é maior devido ao trabalho adicional e ao tecido extra consumido na confecção de painéis radiais, em comparação às velas com painéis paralelos com tecidos convencionais. Na prática, a durabilidade das velas com tecidos laminados têm sido inferior às de tecidos convencionais (velas dacron). 

 Os Materiais de alta tenacidade modular

Estes materiais possuem pouco peso, alta estabilidade e baixíssimo nível de estiramento como Vectran e Pentex também já estão disponíveis em tecidos específicos para velas. São laminados, as fibras são dispostas nos sentidos estabelecidos de tal forma que obtenha o mínimo de deformação; são aplicados nas chamadas "top sails", velas com alta capacidade de sustentação da forma projetada, com pouquíssima deformação quando submetidas a condições extremas de tração. 

Além do mais, são leves e de custo bem acima de todas as outras, que utilizam poliéster. No processo de escolha das velas, leve em consideração que no mercado, além das velas flex e das velas dacron, tecidos mais convencionais em poliéster, existem também os laminados e os mais recentes em materiais de alta tenacidade modular.

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