Documentação Técnica

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* Engenharia de Dragagem, Sinalização Náutica, Batimetria, Projetos de Canais Navegáveis, Meio Ambiente, Cartas Náuticas, Software de Navegação, Topografia Básica e outros assuntos técnicos.

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quarta-feira, 2 de novembro de 2016

SPH: Novo equipamento aprimora a batimetria dos canais

A Superintendência de Portos e Hidrovias, recebeu no mês de outubro o novo equipamento que realizará as batimetrias dos canais, o Ecobratímetro Multifeixe. O equipamento foi adquirido pela Secretaria Estadual do Meio ambiente (SEMA), em parceria com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), o 1º da América Latina a operar com tecnologia Dual Head, fornecido pela empresa Teledyne Reson.
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O Ecobatímetro garante maior eficiência e qualidade dos dados coletados no fundo dos lagos e rios. A tecnologia Dual Red (dois sensores), consegue recobrir 200% da área, realizando 100% a varredura do canal. Segundo o diretor de hidrovias, Eduardo Alves, o trabalho que antes era feito em dias, agora será em horas: “Com isto diminuímos o custo, pois antes precisávamos usar duas embarcações. Agora o equipamento está em uma lancha que suporta tudo o que precisamos, com abrigo para podermos trabalhar em dias de chuva e vento”, diz Alves. 

Na última semana do mês de outubro a SPH recebeu os técnicos representantes da Teledyne Reson para acompanhar a montagem do equipamento e o treinamento. Durante oito dias o hidrógrafo da Teledyne Reson, Patrick Nissen, realizou o treinamento com técnicos da SPH, SEMA, FEPAM E UFRGS. 

O treinamento foi divido em partes práticas e teóricas, no rio coletando os dados e o processamento nos softwares. “Aprendemos a montar e desmontar o equipamento, a solucionar problemas que podem surgir, e também a trabalhar com o processamento dos dados no software que já possuímos, o Hypack”, fala Alves. 
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A SPH realizará o mapeamento do Lago Guaíba com o aparelho multifeixe, uma batimetria que servirá de apoio para Secretaria Estadual do Meio ambiente (SEMA) no Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). 

Em novembro haverá um complemento do curso, com o treinamento de um software mais moderno e reconhecido pela Marinha do Brasil. 

A estrutura do equipamento foi realizada e montada pela SPH no estaleiro de Triunfo. 

Participaram do treinamento o diretor de hidrovias, Eduardo Alves, o chefe da divisão de estudos e projetos (DEP), Álvaro Francisco Mello, o engenheiro Reinaldo Gambim, a estagiária de gestão ambiental Laíse Pereira, a estagiária de engenharia hídrica, Janara Immich.

Fonte: Superintendência de Portos e Hidrovias, SPH.

NOTA DO EDITOR

Muito bom, parabéns à equipe técnica da SPH! O processo de modernização dos serviços de batimetria na SPH iniciou há 16 anos, na virada do milênio (2000), quando os prazos dos serviços chegavam a vários meses, passaram para poucos dias/horas, dependendo do canal, e agora até podemos podemos falar em horas, sem falar na qualidade dos serviços de levantamentos. O processo de modernização da batimetria envolveu dois governos - Olívio Dutra e Germano Rigotto.

Sinto-me feliz por ter implantado o serviço de batimetria automatizada - sonda digital, posicionamento por GPS e software Hypack. Da mesma forma, à época, providenciei na aquisição do atual bote hidrográfico, marca ZEFIR, que aparece na foto, motor Yamaha (40 HP), ecobatímetro Bathy 500 MF, receptor/antena DGPS, e a assinatura de sinal diferencial/satélite OMNISTAR, que permite a correção diferencial das posições em tempo real.

Quando fiz isso, a participação do Eduardo foi fundamental, pois era meu estagiário; da mesma forma, à época, contei com a importante ajuda dos colegas Álvaro e Guaraci, dos topógrafos Zé Maurílio e Wünsk, e do estagiário Daniel, que fez estágio junto com o Eduardo. Fui chefe da Divisão de Estudos e Projetos e Diretor de Hidrovias. Hoje, Eduardo é Diretor de Hidrovias, e Álvaro Mello é chefe da Divisão de Estudos e Projetos. É mais uma etapa de um processo iniciado há poucos anos, com base no trabalho, estudo e pesquisa.

Parabéns aos colegas da SPH!!!

BATIMETRIA - MEMÓRIA EM IMAGENS





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